Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
6

Amanhã você vai entender: Os mistérios escondidos por trás das palavras



Autor: Rebecca Stead
Editora: Wendy Lamb Books
Editora no Brasil: Intrínseca
Páginas: 224


Sinopse: A jovem Miranda Sinclair precisa desvendar um enigma na Nova York do final da década de 1970. Em Amanhã você vai entender, seu melhor amigo é agredido na rua, um estranho pode ter invadido a casa dela e uma série de bilhetes, que ela não compreende nem tampouco sabe quem escreve, alerta sobre a morte de alguém. Alguém que ela poderá ajudar a salvar.


Com um título bastante sugestivo, Amanhã você vai entender é um infanto-juvenil com uma pitada de mistério e reviravoltas interessantes. Narrado em primeira pessoa, o livro mostra os pensamentos da jovem Miranda, 12 anos, na Nova York dos anos 70 e seu dia-a-dia com muito bom humor e agilidade.


O primeiro capítulo é bem estranho, tanto para Miranda quanto para o leitor, pois sua amizade com Sal, seu melhor amigo e vizinho, termina drasticamente e sem qualquer explicação. Tudo muda em um dia aparentemente normal, até o momento em que um garoto surge do nada no meio da rua e dá um soco no estômago e no rosto de Sal, e segue a vida como se nada tivesse acontecido. Assim que chegam ao apartamento, o rapaz bate a porta na cara de Miranda e a partir daí, não se falam mais.

Sem Sal, a protagonista conhece novos amigos: Colin, Annemarie, Julia e Marcus, o misterioso garoto que bateu em seu melhor amigo. As novas amizades são importantes para ela, fazendo-a amadurecer como pessoa, como filha e como amiga. Até começa a trabalhar em uma lanchonete com Colin e Annemarie durante o intervalo das aulas e recebendo sanduíches como pagamento.

Outra mudança em sua rotina se dá no dia em que recebe o primeiro bilhete desconhecido. Sem entender nada, a menina não dá muita bola, apesar de achar tudo muito estranho. O que ela não espera é que o entendimento daqueles bilhetes (são 3 bilhetes no total) depende totalmente dela. Tudo está em suas mãos.
M:  
Isso é difícil. Mais difícil do que imaginei, mesmo com a sua ajuda. Mas tenho treinado, e a preparação vai bem. Estou vindo para salvar a vida de seu amigo e a minha. Peço dois favores: Primeiro, você precisa me escrever uma carta. Segundo, por favor lembre-se de mencionar onde fica a chave de sua casa. Essa viagem é difícil. Eu não serei eu mesmo quando encontrar você.

O livro favorito da protagonista e a avenida que Miranda caminha todos os dias são um dos pontos chaves do quebra-cabeça, assim como outras pistas que são dadas pela autora no decorrer da história. Podemos até não perceber muito no início, mas depois as coisas se tornam bem claras.  Por isso, é muito importante prestar atenção nos detalhes para matar a charada.

Por se tratar de uma obra infanto-juvenil, a narrativa é bem rápida e fácil de ler, mas deixa um pouco a desejar no desenvolvimento. Do meio para o final do livro, tudo acontece muito rápido e sem muito aprofundamento, mas não deixa de ser um bom livro. Está recomendadíssimo! Beijos e até a próxima. 

6 comentários:

  1. Fiquei super interessada! Eu já tinha visto algumas pessoas falando, mas bem por alto.
    Parece interessante, gosto desse "suspense".
    Beijinhos,
    May

    www.ensaiodemonomania.blogspot.com.br
    www.sacudindoaspalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, May.
      As críticas desse livro são sempre positivas, é um livro bastante querido pelos leitores. É interessante sim, leia mesmo. Abraço!

      Excluir
  2. Oie
    Eu não conhecia esse livro, mas gostei da capa e fiquei com vontade de conhecer melhor a história. Não leio muitos livros de mistério, mas fiquei curiosa sobre esses bilhetes.
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Evelise.
    A capa é linda mesmo! Confesso que foi por causa dela que fiquei com mais vontade de ler hahahhaha
    O mistério é mais em relação as cartas e quem as enviou, não é nada alá Sherlock Holmes, vá tranquila.
    É um infanto-juvenil bem legal. Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...