Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
5

O Misterioso Caso de Styles – A estreia de Poroit

Autor: Agatha Christie
Editora: Globo Livros
Ano: 2014
Páginas: 288
Nota: 5/5
Sinopse: O primeiro e um dos mais famosos mistérios solucionados por Hercule Poirot, o caso Styles começa quando uma aristocrata inglesa morre trancada em seu quarto, vítima de um aparente ataque cardíaco. A coisa ficaria por aí, não fosse a suspeita de envenenamento levantada pelo médico da família.
Nos 125 anos do nascimento da escritora Agatha Christie, eu resolvi me aventurar e ler 1 livro da autora por mês, durante 5 meses. Esta meta é chamada de Maratona Agatha Christie, e foi proposta em um grupo de Livros de mistérios e suspense que organizo no facebook. A ideia é seguir a ordem cronológica de publicação. Então, eu não poderia começar com outro livro, O Misterioso Caso de Styles é a primeira obra publicada da autora, portanto a primeira vez que seu famoso detetive Belga, Hercule Poirot, aparece.


Agatha realmente inaugurou as aventuras de Poroit com chave de ouro. A trama é muito bem planejada, e todas as peças se encaixam no devido tempo, a dúvida quanto ao autor do crime permanece até o fim, e apesar da trama elaborada (que nos faz acreditar em vários suspeitos) e final é simples e até surpreende.

Em sua primeira aventura, o investigador belga é chamado para desvendar a morte de uma aristocrata inglesa, o que é mais interessante na história é o fato de sermos apresentados à trama antes do crime acontecer, portanto, eu como não gosto de saber muitos detalhes na sinopse antes da leitura, sou surpreendida até por quem será assassinado.

Hercule é auxiliado por Mr. Hastings, uma espécie de Dr. Watson, só que com muito mais humor, é ele quem narra a história, esse foco narrativo é um recurso usado especialmente para manter o leitor no escuro em algumas peças que só serão encaixadas pelo próprio Poirot, mas que sim, podem ser deduzidas por quem lê.

Um livro super recomendado para quem é fã de mistério e que adora montar quebra cabeças.


5/5


5 comentários:

  1. Aaaai que saudade de ler Agatha Christie!!!
    Gostei muuuito da sua ideia de ler um livro dela por mês. Eu tenho alguns (uns 6) em casa e acho que terei que escolher um para 'furar' a fila.

    OBS: O layout do seu blog é muito lindo, parabéns!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, adoro a autora, e esse semestre estou fazendo algo parecido lá no Literaleitura...todo mês leio pelo menos um livro dela (Projeto Resenhando 6).
    Sou apaixonada por suspense policial e Poirot é meu detetive preferido.

    Parabéns pelo blog!

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina, tudo bem?
    Eu amo Agatha Christie. Já li todos os seus livros publicados aqui no Brasil. Infelizmente na época que descobri esta autora (adolescência), não me ligava em guardar os livros. Simplesmente lia e depois dava ou trocava por outros. É uma das melhoras autoras no gênero em minha opinião.
    Foi legal relembrar o livo com sua resenha.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gente, não é atoa que Agatha Christie é conhecida como a Rainha do Crime...
    Sou super fã dos livros dela ❤
    Na minha transição literária de livros infantis a livros mais adultos ela esteve presente.
    Meus favoritos são O Caso dos 10 Negrinhos e E no Final a Morte :)
    Estão velhinhos e surrados mas continuam na estante.

    Abraço e Bons Livros Sempre,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  5. Que ótima essa resenha! Ainda não li nenhum livro de Agatha Christie, mas pretendo e a sua resenha só despertou ainda mais o meu interesse. Suspense bem escrito não é pra qualquer um...

    Mari
    conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...