Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

Cartoon Network - antiga geração x nova geração


Com certeza durante a sua infância você deve ter assistido As Meninas Superpoderosas, ou O laboratório de Dexter, dentre outros desenhos que dominavam a programação do Cartoon Network na década de noventa. Conhecido pelos desenhos que conquistavam e que conquistam fãs no mundo inteiro, o canal de televisão por assinatura norte-americano veio adquirindo notoriedade a cada ano que se passava, com personagens que com certeza já estamparam muitas festas infantis, como Johnny Bravo .

Porém, como todas as coisas existentes, o canal foi mudando a sua grade de programação, adicionando novos desenhos animados e retirando em parte da grade alguns dos seus clássicos. E foi aí onde o conflito antiga geração x nova geração começou.

Grandes atrações da grade do Cartoon, como: Ben 10, Hora de aventura, Apenas um show e O incrível mundo de Gumball predominaram a grade, e muitos fãs que as vezes deixavam de ir a aula para passar a manhã descobrindo quem iria salvar a cidade de Townsville ficaram chateados com a retirada parcial, e até a mudança no formato dessas séries. Enquanto isso, foi surgindo um novo grupo de fãs, que sonhavam em ter um Omnitrix  e viverem na Terra de Ooo. Alguns desses fãs também eram fãs dos clássicos, e tiveram de conviver em meio a esse conflito por gostarem tanto da programação da antiga geração como da nova geração.

Muitos dos fãs que fazem parte da antiga geração nunca deram chance para os desenhos da nova, e vice-versa. A questão é: como iremos discutir sobre algo que não conhecemos?
Cheguemos a uma conclusão: cada geração assiste, vive, brinca de um jeito diferente. As coisas mudam. Quem tem um irmão mais novo, ou até mesmo um filho, sabe disso. 

Antigamente, brincávamos de roda. Hoje em dia, brincamos de internet. Com os desenhos não seria diferente.

Talvez você não tenha parado para assistir um episódio de Hora de Aventura, nem tenha tentado dar uma passadinha na cidade de Elmore, mas talvez o seu filho, ou o seu irmão mais novo já faça parte da população local. Convide-o a dar um passeio na cidade de Lugar Nenhum, e aceite o seu convite para trabalhar no parque juntamente com Mordecai e Rigby. Dê uma chance as novas terras fictícias que mais parecem verdade, mas mostre as que você já conheceu também.


Pensando nisso, separei algumas das séries da antiga e da nova gerações para você, que nunca teve a oportunidade de conhecer um pouquinho sobre, ter uma noção do enredo das mesmas.

O laboratório de Dexter (Dexter’s Laboratory)


Ano: 1996
Criador: Genndy Tartakovsky 
Duração: 22 minutos por episódio
Episódios: 78
Temporadas: 4

O enredo gira em torno de um menino prodígio chamado Dexter, que possui um laboratório secreto, e que briga constantemente com a sua irmã mais velha Dee Dee, que adora fazer bagunça no laboratório dele. Tem um inimigo que possui uma risada peculiar, o famoso Mandark. Ele também é um garoto prodígio e os seus pais são hippies. Os pais de Dexter não possuem nomes oficiais na série.

As meninas superpoderosas (The Powerpuff Girls)


Ano: 1998
Criador: Craig McCracken
Duração: 22 minutos por episódio
Episódios: 79
Temporadas: 6

A série conta a história de três garotas (Lindinha, Florzinha e Docinho), que foram criadas pelo professor Utonium, que fez a porção da menina perfeita com açúcar, tempero e tudo que há de bom, mas, no último minuto deixou cair uma fórmula chamada Elemento X, que deu a elas super poderes. Sendo assim, elas foram criadas, e tem que conciliar a rotina de ir a escola e brincar com salvar a cidade de Townsville de mosntros, incluindo o vilão da história, Macaco Louco, que tenta derrotá-las no decorrer da série.

Johnny Bravo (Johnny Bravo)


Ano: 1997
Criador: Van Partible
Duração: 15 minutos
Episódios: 67
Temporadas: 4

Johnny é um rapaz que possui um topete loiro altíssimo na cabeça e que nunca deixa de usar os seus óculos escuros. Tem grande atração por mulheres bonitas e não desiste de encontrar aquela que será a sua futura namorada. Possui uma mentalidade um tanto quanto infantil e recebe os cuidados de sua mãe super protetora chamada Bunny. 

Coragem, o cão covarde (Courage, the cowardly dog)


Ano: 1995
Criador: John R. Dilworth
Duração: 21 minutos
Episódios: 53
Temporadas: 4

Coragem é um cão de nome totalmente irônico, pois o mesmo é muito medroso. Ele vive com um casal de idosos (Muriel e Eustácio Bagge) na cidade fictícia de Lugar Nenhum, no Kansas. Muriel é sempre muito doce, mas o seu marido é um fazendeiro que anda sempre de mal humor e tenta assustar o cão o tempo todo. Eles frequentemente tem de ser salvos da ameaça de monstros, alienígenas ou demônios, e quem tem de salvá-los é o próprio Coragem.

Hora de aventura (Adventure Time)


Ano: 2010
Criador: Pendleton Ward
Duração: 11 minutos
Episódios: 172
Temporadas: 6

A série conta as aventuras de um garoto chamado Finn, o Humano e do seu amigo e “irmão” chamado Jake, o Cão na Terra de Ooo, em um futuro pós-apocalíptico por volta de mil anos após a “Grande Guerra dos Cogumelos”. Finn é o último humano existente e foi encontrado pelos pais de Jake. Os dois desbravam reinos e resgatam princesas muitas vezes das mãos do Rei Gelado, que tem um amor doentio por princesas. Uma delas é a Princesa Jujuba, soberana do Reino Doce, onde todos são, literalmente, feitos de doces.

Apenas um Show (Regular Show)


Ano: 2010
Criador: J. G. Quintel
Duração: 11 ou 23 minutos
Episódios: 153
Temporadas: 5

O enredo conta a história de dois amigos, um gaio-azul chamado Mordecai e um guaxinim chamado Rigby, que trabalham em um parque sob a chefia de uma máquina de chicletes chamada Benson. Os dois tentam escapar do trabalho a todo custo, porém precisam da grana pra comprar jogos de vídeo-game, ir a shows, entre outras coisas. Muitos dos episódios contam com aventuras sobrenaturais e futurísticas vividas pelos dois, envolvendo os seus colegas de trabalho e até Margaret, pela qual Mordecai nutre um sentimento amoroso.

O incrível mundo de Gumball (The amazing world of Gumball)


Ano: 2011
Criador: Bem Bocquelet
Duração: 11 minutos
Episódios: 84
Temporadas: 3

A série conta a história da família Watterson, composta por um coelho preguiçoso chamado Richard, o pai de família que tem pavor de trabalhar; a gata de pelo azul Nicole, que trabalha o dia inteiro e quer que os membros da sua família sejam vencedores na vida; a coelhinha Anais, que é a mais nova da família e adora uma mascote de TV chamada Daisy; Gumball, um gato de pelo azul que vive se metendo em encrenca e é completamente apaixonado por uma amendoim chamada Penny, e o peixinho laranja que tem pernas chamado Darwin, que é ingênuo e sempre muito bondoso e feliz. Gumball e Darwin estão sempre se metendo em confusão, fazendo bagunça pela cidade fictícia de Elmore.

Ben 10 (Ben 10)


Ano: 2005
Criadores: Duncan Rouleau
Joe Casey
Joe Kelly
Steven T. Seagle
Duração: 23 minutos
Episódios: 49
Temporadas: 4

A série fala sobre um garoto chamado Ben Tenysson, que acaba adquirindo a capacidade de se tornar uma vasta variedade de seres alienígenas após achar um relógio chamado Omnitrix, que gruda em seu braço e não saí em hipótese alguma. Ele está em uma viagem de férias com o seu avô Max e a sua prima Gwen, e terá que enfrentar criaturas que estão atrás do Omnitrix, assim como combater o crime.

Vale lembrar que existem muitas outras séries que fizeram/fazem parte da antiga e da nova geração. As que foram citadas aqui constituem os clássicos das duas gerações, e fazem parte do gosto popular da maioria das crianças/adolescentes/adultos que assistem ou já assistiram o Cartoon Network. Então, já que você conheceu um pouquinho dessas séries, que tal passar a assisti-las? As que estão fora da grade atual do Cartoon Network podem ser encontradas pela internet, assim como as que ainda fazem parte da programação do canal. Se você sentiu falta de alguma série, cite-a nos comentários e fale um pouquinho sobre ela, para que outras pessoas tomem conhecimento e assim tenham a curiosidade de conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...