Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

Crônica de uma morte anunciada: enredo repleto de suspense e mistério


Autor: Gabriel García Márquez
Editora no Brasil: Record
Ano: 1981
Páginas: 176
Sinopse: Acusado por Ângela Vicário de tê-la desonrado, o jovem Santiago Nasar foi estudar na Escola Viverde. Foi morto a facadas pelos irmãos de Ângela, os gêmeos Pedro e Pablo. Toda a localidade fica sabendo antes da vingança iminente, mas nada salva Santiago de seu trágico destino, anunciado logo à primeira linha do romance. 
Há uma semana a mídia anunciou uma notícia nada agradável: o falecimento do prestigiado escritor Gabriel García Márquez. É inegável a importância de suas obras na literatura mundial e principalmente, na literatura latino-americana. A morte será o tema deste post, porém não escreverei sobre a morte do escritor e sim de um de seus personagens.


“No dia em que iam matá-lo, Santiago Nasar levantou-se às 5 e 30 da manhã para esperar o barco em que chegava o bispo”. É assim que Crônica de uma morte anunciada se inicia. É um baque saber logo nas primeiras linhas o trágico destino do protagonista. Não há nem tempo para respirar, as palavras são jorradas na nossa cara. Nesse momento você deve estar se perguntando: Qual a graça de saber o fim do livro imediatamente? Toda a graça. O autor sabe o que está fazendo e a narrativa sobre o último dia da vida de Santiago se torna cada vez mais tensa e interessante. As páginas nos oferecem partes do quebra-cabeça e cabe a nós aceita-los ou contestá-los.



O narrador transita entre acontecimentos do passado e futuro. Ele busca juntar as peças para descobrir o que aconteceu naquele dia e por que, para isso, colhe depoimentos dos moradores que presenciaram os mais variados fatos na comunidade. 

Crônica de uma morte anunciada tem uma narrativa deliciosa. A obra traz questões interessantes como a brevidade da vida, comportamentos humanos e até preconceitos. É interessante frisar que todos os moradores foram avisados da morte de Santiago Nasar, exceto quem? O próprio. Alguns até tentaram coibir os assassinos antes de tudo ocorrer, porém sem sucesso. Como pode a cidade inteira não tentar alertar o futuro morto? A minha vontade era de entrar no livro e retirar Santiago da cidade: “Cuidado, não vá para lá, nem ali”. Pobre alma, todos sabiam de seu fim – que poderia ser evitado- mas ninguém moveu um dedinho mindinho do pé. 

Entretanto, o enredo não se resume apenas aos mistérios que envolvem o assassinato de Nasar, os fatos que antecedem o crime são de extrema importância. Os personagens são bem construídos e de características fortes. Ângela Vicário, os gêmeos Pedro e Paulo (irmãos de Ângela) e Bayardo San Román são alguns dos personagens chave da trama. O livro possui uma narrativa inteligente e a leitura pode ser finalizada em um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...