Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

Academia de Vampiros - O Beijo das Sombras: vampiros e mitologia como você nunca viu

Não sei como começar essa resenha de O Beijo das Sombras. Até porque sou muito apegada a esse livro, e não consigo vê-lo de forma mais crítica, e não quero que esse texto fique uma “babação de ovo” e aí a Lara me mata

Não é fácil tentar escrever sobre os pontos fracos de uma das suas séries favoritas. Vampire Academy (Academia de Vampiros no Brasil) é uma série muito importante pra mim, por mais que não seja uma das mais famosas ou mais vendidas. Foi a primeira série que eu acompanhei o lançamento dos livros (as outras já tinham todos os livros publicados quando li).

Antes de começar a ler essa resenha, abra sua mente contra os preconceitos com livros de vampiros. Realmente vale a pena dar uma chance à essa série maravilhosa, e que não tem absolutamente nada a ver com Crepúsculo não tô dizendo que Crepúsculo é ruim ok leio essa droga de série de vampiros brilhantes desde 2008


Autora: Richelle Mead
Editora: Razorbill 
Editora no Brasil: Nova Fronteira 
Ano: 2007 
Páginas: 320
Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?


Vamos ao que interessa. O mundo de Vampire Academy é baseado no folclore romeno e balcânico. Não tem como falar dessa série sem explicar esse universo incrível que a história se passa: há dois tipos de vampiros, os Moroi e os Strigoi.


Moroi são vampiros vivos. Eles se alimentam de sangue humano - mas nunca matam o humano fornecedor - e comida comum. Têm certa resistência e tolerância ao sol e praticam magia. O Moroi nasce do cruzamento entre dois Morois. Os Morois, antes de tudo, têm poderes que normalmente eles são um dos elementos: água, fogo, ar, terra e espírito.

Strigoi são, no folclore romeno, as almas atormentadas dos mortos que saem dos túmulos. Alguns strigoi podem ser pessoas vivas com certas propriedades mágicas. Entre as características dos strigoi estão a capacidade de transformação num animal, invisibilidade, e a tendência para escoar a vitalidade das vítimas através da perda de sangue.

Os strigoi são também conhecidos como vampiros imortais. Na série, o termo é utilizado para os vampiros imortais e cruéis, que não podem pisar em solo Sagrado ou sair ao sol. Quando um Moroi se transforma em Strigoi, perde seus poderes mágicos e cria intolerância a Magia. Um Strigoi pode transformar alguém à força, drenando-o e após alimentando-o com seu sangue e Morois podem se transformar sozinhos caso matem durante a alimentação. Estes possuem pele cor de giz e olhos vermelhos. Possuem uma força muito grande e são muitos rápidos.

Há também os Dhampirs (Dampiros, em português): segundo o folclore dos Bálcãs, um Dampiro é um hibrído de vampiro com mãe humana. Muito embora possuam alguns dos poderes dos vampiros, algumas lendas reportam-nos como caçadores natos dos mesmos. Na série, não se alimentam de sangue e podem perfeitamente sair à luz solar. O mais comum são nascerem do cruzamento entre um Moroi e um Dampiro, já que vampiros com humanos são tabu. Não podem reproduzir entre si.

A sinopse já explica muito bem a trama do livro, então não vou entrar no assunto, essa resenha já está grande o bastante. Mas quero dizer aqui que o maior diferencial dessa série pras outras séries YA (Young Adult), é que a série não é focada em romance. Sim, tem romance, mas o foco da série é a amizade entre a protagonista e sua melhor amiga, uma princesa Moroi. Cada personagem tem seu papel, nenhum parece estar ali “fazendo a egípcia”, todos eles contribuem de alguma forma para o desenrolar da história, até mesmo aqueles personagens você nem deu muita atenção e que mal são citados.

A série tem drama adolescente, romance proibido, intrigas, fofocas, tudo isso que se vê em filmes de adolescentes americanos. A autora desenvolveu bem a trama do primeiro livro, e consegue alcançar o objetivo de deixar o leitor curioso e ansioso para o próximo livro, Frostbite (Aura Negra no Brasil). Vampire Academy é, e continua sendo uma das minhas séries YA favoritas, e a minha série de vampiros preferida.

Em fevereiro, foi lançado o filme da série nos EUA até que enfim porque espero por esse filme desde mais ou menos 2009 infelizmente, o filme não será exibido nos cinemas brasileiros, será vendido apenas o DVD.


Zoey Deutch interpretou a protagonista Rose Hathaway:

Lucy Fry interpretou a princesa Lissa Dragomir:

Confira aqui o trailer do filme legendado em português.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...