Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
3

O Doador de Memórias – Vale a pena viver sem sofrimentos?



Título Original: The Giver
Direção: Phillip Noyce
Roteiro: Robert B. Weide
Ano: 2014
Duração: 1h37min
Nota: 4/5

Sinopse: Uma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Uma pessoa é encarregada a armazenar as memórias de todos, de forma a poupar os demais habitantes do sofrimento e também guiá-los com sua sabedoria. De tempos em tempos esta tarefa muda de mãos e agora cabe ao jovem Jonas (Brenton Thwaites), que precisa passar por um duro treinamento para provar que é digno da responsabilidade.

Uma vida sem sofrimentos, sem conflitos e sem memórias seria boa? E se o preço disso fosse sua liberdade de escolhas e capacidade de sentir emoções? Este filme debate sobre esses questionamentos de forma lúcida e coerente, com questões que vão além do âmbito político comum em distopias.

Um adolescente de hoje, acostumado com histórias sobre um futuro apolítico com zumbis ou cheia de ação e lutas (tipo a triologia Jogos Vorazes ou a série The Walking Dead) pode achar este filme meio lento, com muitos diálogos e pouca ação; mas isso não significa que ele seja chato ou pouco entediante. O que lhe falta em cenas de lutas, tiroteios e perseguições, sobra em situações dramáticas chocantes e polêmicas; como as sequências envolvendo bebês que são escolhidos e programados desde o nascimento para viver nesta ilusão.

Sim, ilusão, tal qual a Matrix dos irmãos Wachowski – os membros da sociedade não são oprimidos com violência ou subjugados por um governo ditatorial, como os habitantes do mundo das máquinas: eles estão presos em suas zonas de confortos e vivem a ilusão de uma sociedade perfeita, tanto que para serem libertos é preciso primeiro que suas memórias sejam devolvidas e que sejam convencidos de que não vivem de verdade, apenas sobrevivem. 

Deu para perceber como é uma história cheia de analogia, a própria existência de uma figura que guarda as memórias e que deve ser doutrinado para mantê-la em segurança, sem revelar nada aos outros, lembra e muito a História Oficial, que todos governos sempre procuram guardá-la e mantê-la sob controle, de modo que os detentores não revelem o que não é de seus interesses; todos os governos fazem isso.


O final é muito aberto a cheio de temas para discussões – se você gosta de filmes de ação, essa parte deve lhe agradar muito pois é a parte onde este recurso é mais utilizado – as memórias voltaram, e agora? Será que os moradores tão acostumados com uma vida pacata e sem sentimentos vão gostar de viver assim? Não lhes foi dado escolha, isso também não é agir como um ditador se metendo na vida pessoal das pessoas? E se Jonas estiver errado e a vida deles for melhor assim, agora que não tem retorno?

Como se vê, é uma obra muito interessante que pode render boas discussões e ainda conta com doses de ação, romance e boas interpretações. É um filme que merece ser assistido, pena não ser muito conhecido.

3 comentários:

  1. Oii, adorei, já estou te seguindo, bjos.

    yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. 'O Doador de Memórias' é uma das adaptações literárias que eu mais tenho curiosidade de assistir, mas eu queria ler o livro antes, o problema é que é uma série de quatro livros e eu só acho o primeiro que é 'O Doador de Memórias', provavelmente log eu não vou aguentar a curiosidade e correr para assistir o filme mesmo sem ler o livro.
    xoxo

    http://planeta94.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Wir entwickeln ständig Ideen und haben eine große Nachfrage nach Automatikuhren. Diese befinden sich derzeit in der Entwicklung und wir hoffen,fake uhren sie bald veröffentlichen zu können. Wir haben das Glück, in einer Zeit zu leben, in der wir alles in sozialen Medien mit unserem Publikum teilen können. Die Möglichkeit, mit den Fragen und Kommentaren unserer Kunden zu interagieren,uhren replica ist für uns ein großer Vorteil. Wir möchten so transparent wie möglich über jeden Aspekt unserer Marke sein und hoffen, dass die Menschen uns auf diesem Weg folgen.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...