Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
3

Gêneros literários #2: Terror e horror



O segundo post do especial sobre gêneros literários traz dois gêneros muito confundidos por serem praticamente iguais. Até o Wikipédia classifica ambos como uma categoria só, mas o terror e o horror são separados por uma linha bem tênue. Mas o que diferencia cada um? 

horror ou literatura gótica sempre irá causar um sentimento de horror e repulsa no leitor, é mais sensorial e geralmente ocorre durante e após determinado acontecimento. Esse gênero está ligado também à ficção científica, o livro Frankenstein, de Mary Shelley (resenha aqui) é um exemplo disso. O diferencial dessa obra são os elementos sobrenaturais mesclados com a ciência (criação do monstro no laboratório).

Para quem não lembra, a literatura nacional também possui livros com características do horror. Álvares de Azevedo, da segunda geração do Romantismo, foi o primeiro escritor a utilizar as temáticas obscuras e o ambiente gótico em Noite na Taverna e Lira dos Vinte Anos no Brasil.

Já o terror é mais ligado ao psicológico e é uma antecipação do que ainda irá acontecer. Não é muito raro ver pessoas roendo as unhas em um filme/livro de terror por causa da musiquinha ou do clima sombrio da cena.


It - A Coisa
Stephen King é um dos principais expoentes do terror, sendo o escritor contemporâneo mais famoso. Carrie, A Estranha, O Iluminado e It não fizeram sucesso apenas no papel, mas viraram filmes e séries especiais para a televisão. Joe Hill, filho de Stephen, seguiu os passos do pai e conseguiu alcançar um patamar admirável. 

Sabemos que os dois gêneros são bem populares e lidos por toda as idades desde os séculos passados pela sua atmosfera magnética e se tornaram clássicos máximos da literatura. Quem nunca ouviu falar em Edgar Allan Poe (O Corvo e A Máscara da Morte Rubra) e Bram Stocker (Drácula) mesmo sem nunca ter lido nada de nenhum desses autores? Todas essas obras ultrapassaram barreiras e se arriscaram a obter o mesmo sucesso em outras mídias, sobretudo a televisão e o cinema.

Apesar disso, o terror e o horror são tão criticados quanto o romance. A ausência de inovação e obras clichês e com situações semelhantes são os principais pontos negativos apontados pelos críticos de plantão. 

Se comparado com as décadas passadas, essas categorias estão enfraquecidas e os livros mais recentes não conseguem atingir uma legião tão grande de fãs quanto antigamente, no entanto é inegável o poder que o sobrenatural tem nas pessoas, provocando sensações e emoções inimagináveis. 

3 comentários:

  1. De fato essa diferença que existe entre estes dois gêneros não é tão difundida, a maioria incluindo eu não sabia ... rsrsrs. Gostei bastante de seu post esclarecendo essas diferenças. Vou seguir o blog.
    www.batomnacapa.blospot.com.br Depois dá uma passada lá..

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriela, tudo bem?
    Achei muito bom seu post, muitas pessoas realmente acham que ambos os gêneros se equivalem, i que não é verdade! eu amo ambos os gêneros, e gostaria que fosse mais difundido no meio nacional.

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabriela!
    É bem fácil confundir os dois gêneros mesmo! Eu particularmente gosto mais do terror, principalmente do Stephen King <3

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...