Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

Gêneros literários #3: Young Adult (YA)



Olá pessoal! Peço desculpas pela demora na postagem, mas retornei finalmente com o terceiro post sobre Gêneros Literários para falar do YA (Young Adult) ou Jovem Adulto, atual queridinho do universo literário.

O termo YA é bem recente, mas livros voltados para esse universo jovem existem há bastante tempo. O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D.Salinger, ícone de uma juventude "rebelde" e um dos best-sellers mais lidos do mundo, é considerado um dos primeiros desse gênero. Lançado em 1951, a obra mostra as inseguranças e angústias de um jovem de 17 anos e se tornou especialmente famoso pelas suas polêmicas e censuras ao redor do mundo.

De cada dez pessoas que choram de se acabar com alguma cretinice no cinema, nove são, no fundo, uns bons sacanas.

Só que o verdadeiro boom do Young Adult aconteceu (a meu ver), a partir de 2005 com Crepúsculo. O livro se tornou um fenômeno mundial rapidamente, e as vendas aumentaram ainda mais com a adaptação cinematográfica de 2008. A partir daí o mercado editoral percebeu o ouro que tinha nas mãos e começou a investir nesse gênero literário.

proximidade dos leitores com a temática e as problemáticas dos personagens é um dos trunfos do YA, pois a faixa etária dos protagonistas está entre 14 e 18 anos e a do público é mais ou menos a mesma. Mas isso não impede que adultos gostem de YA, aliás, conheço muitos que adoram e não se importam nadinha com a idade.

É bom lembrar que infanto-juvenil não é YA. Enquanto o primeiro é mais sutil, sem grandes conflitos ou muita complexidade na narrativa, o Young Adult possui um conteúdo mais adulto e menos inocente. Por esse motivo considero Harry Potter mais infanto-juvenil do que Young Adult.


Características:

- Conflitos com familiares e amigos
- Busca ou afirmação de uma identidade
- Protagonistas inseguros ou com baixa autoestima 
- Descoberta do mundo das drogas, sexualidade e do primeiro amor
- Relações amorosas conflituosas 
- Presença de temáticas como bullying, depressão, suicídio, problemas psicológicos e status social

Dica de livros YA

                                           
É nacional gente!   




E vocês, gostam de YA? Quais seus livros favoritos do gênero? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...