Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
2

Renascimento dos mitos na atualidade e adaptações mitológicas


A mitologia é uma das partes mais fascinantes da história, pois explica o surgimento de vários fenômenos, como a origem do universo ou a criação dos homens. Deuses, semideuses, ninfas, heróis, sereias e, claro, os seres humanos estampam as obras mitológicas de todos os jeitos e trejeitos. Uma das coisas mais fascinantes da mitologia é que tanto as gerações antigas como as atuais tem acesso a uma quantidade infinita de obras sobre essa temática tão riquíssima e que até se confunde com a própria história.

Influências da mitologia em vários meios de comunicação como livros, televisão ou cinema podem ser visualizadas facilmente. O papel que os mitos desempenharam e desempenham até os dias de hoje é importantíssimo para os seres humanos desde a antiguidade e em todos os momentos de nossas vidas.

Thor é provavelmente uma das figuras mais conhecidas da mitologia nórdica (e mundial), sobretudo por sua fama através de desenhos animados, histórias em quadrinhos e filmes. Com seu martelo Mjolnir, o deus associado à trovões e tempestades e filho do deus mais poderoso de Asgard, Odin, ele se tornou um dos personagens mitológicos mais conhecidos pelo público em geral.

Os livros de Rick Riordan desempenharam um papel fundamental para a popularização da mitologia dos últimos tempos, como a saga de Percy Jackson e As Crônicas do Kane (tem resenha do primeiro livro aqui no blog). A partir daí, a temática ganhou novos amantes e partir dessas obras, os leitores conheceram ou retomaram o gosto por esse assunto. 

A televisão não poderia deixar de fora essa temática repleta de tramas intrigantes. A série Atlantis, criada por Johnny Capps, Julian Murphy e Howard Overman, aborda todos os aspectos da mitologia e traz personagens antigos com novos trejeitos, como Hércules que ali é retratado como beberrão e fanfarrão, não lembrando nada o poderoso personagem que possui força sobrenatural.

Porém, apesar dos mitos serem retratados de outro modo, é interessante observar as sutilezas e diferenças das obras readaptadas no século 21, com novas roupagens e olhares. Os efeitos especiais não estão entre os melhores, uma vez que a emissora BBC One não possui grande orçamento, contudo não atrapalham muito a trama.

Criadores: Johnny Capps, Julian Murphy e Howard Overman
Duração: 40 minutos
Temporadas: 1
Emissora: BBC One
Sinopse: Situada em Atlantis, na época dos Deuses gregos, a história acompanha as aventuras de Jason. Ao longo dos episódios, ele conhece Medusa, e Hércules, um homem forte mas não necessariamente corajoso, que tratou de criar sua própria lenda, a qual ele propaga aos ‘quatro ventos’. Junto com Hércules e Pitágoras, ele tenta desvendar os mistérios que cercam sua vida e o reino de Atlantis.
A indústria cinematográfica também aposta muitas cartas em produções mitológicas, como a animação da Disney Hércules (2007), Fúria de Titãs (2010) e Fúria de Titãs 2 (2012) e um dos mais famosos Troia, de 2004.  Claro que os filmes não serão totalmente fiéis aos livros, sempre haverá várias adaptações que fogem da realidade apresentada nas obras. Em Troia, por exemplo, não há a presença de deuses ou ninfas na história.

Já entre os mitos mais antiguinhos, o de Píramo e Tisbe é um dos mais trágicos e bonitos de toda a mitologia. A obra romana, inclusive, foi uma das referências de Shakespeare para a escrita de Romeu e Julieta. As semelhanças são bem nítidas em relação às duas histórias. 

O conto mostra a paixão arrebatadora de dois jovens vizinhos que são apaixonados, mas como suas famílias não aprovam o casamento eles se comunicam apenas por uma fresta na parede. Não vou contar o restante para não perder o gostinho da trama, mas garanto que é uma bela história.

Um dos pontos mais legais dos mitos é a questão de que não precisam necessariamente ter um final feliz ou uma historinha fofinha. Eles servem justamente para mostrar e demonstrar a superioridade dos fenômenos naturais e dos deuses ou da fragilidade dos seres humanos. A mitologia é mágica. Abraços e até a próxima!

2 comentários:

  1. Além de mágica, a mitologia mostra como o humano é falível, mortal, inconstante. Mitologia é uma forma linda, poética e dramática de descrever o mundo e o desconhecido.
    =)

    Fran
    http://corujadequinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Exatamente! Obrigada por comentar.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...