Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
4

Ebooks : Aceitá-los não é uma má ideia.


A palavra Ebook é uma abreviação do termo Eletronic Book, ou seja um livro que pode ser lido em uma plataforma de mídia. Inicialmente esses livros eram utilizados em computadores ou tablets, mas com a aceitação razoável que os livros digitais foram ganhando as empresas começaram a investir em mais tecnologia e criaram os Ereaders como o kobo e o kindle.
Os Ereaders são aparelhos portáteis apropriados para a leitura do material digital, se adaptando até mesmo a luz do ambiente onde o leitor está, criando assim uma aparência parecida com a de uma folha de papel de forma a tornar a leitura menos cansativa e mais apropriada a visão, evitando o problema que era causado por conta dos tablets e computadores.

Os livros digitais fazem bastante sucesso entre os jovens, a portabilidade e praticidade são pontos levados em conta, não apenas para uma leitura por diversão. Acadêmicos de cursos como medicina e direito saem ganhando por não ter que carregar livros muito pesados, uma outra vantagem ligada aos Ebooks é o fato de serem ecologicamente corretos: é inimaginável a quantidade de árvores poupadas com a popularização do formato digital dos livros.

Outro ponto positivo dos livros digitais é a ajuda a escritores que estão iniciando suas carreiras, algumas plataformas como o Wattpad oferecem uma publicação gratuita desses livros na internet e disponibilizam até mesmo um aplicativo para que os livros possam ser acessados de celulares, ou tablets.
A prova que os livros digitais estão sendo bem aceitos é que muitas bibliotecas estão recebendo solicitações para que mantenham Ereaders para facilitar com relação aos livros mais procurados, ou maiores e mais pesados, ainda assim a versão digital da literatura está longe de tomar o lugar da versão física, podemos perceber isso facilmente pelos depoimentos de alguns leitores.

Prefiro o papel porque ele meio que me encoraja a ler, vejo as páginas passarem e a evolução da minha leitura a cada dia, quando chega perto do fim da uma emoção especial, uma “ansiedade” que o ebook não tem. Não tenho nada contra, leio muitos artigos sobre psicologia no Ipad, mas não livros grandes.” Mateus, 18 anos. - Estudante de psicologia.

Eu escolhi um kobo touch porque em casa não há mais espaço para livros e foi bom porque eu consigo ler os epubs oficiais de graça no kobo touch sem precisar converter. Ele roda até quadrinhos. Ano passado eu comparei o preço dos ebooks com os livros fisicos da Cultura e descobri que eu li mais de mil reais em livros, só que foi de graça.” Suzy, 23 anos. - Estudante de design. 

Prefiro o livro físico por causa das sensações, além disso não tenho Ereader, eu lia no tablet e acabava com dor na vista.” Allison, 19 anos - Estudante de jornalismo. 
Aceitar utilizar os Ebooks pode não ser uma má ideia, já que eles têm algumas vantagens citadas aqui, mas eles estão longe de tomar o lugar dos livros físicos, afinal quem não gosta daquele cheirinho de livro e de ver as páginas virando? 

4 comentários:

  1. Como toda tecnologia, os livros digitais sofrem desconfiança e rejeição no começo, mas com o tempo vão sendo aceitos; chegará o dia que ler em um vai ser tão comum como fazer uma conta usando uma calculadora e as pessoas nem vão estranhar.

    Mesmo assim, creio que os livros físicos não vão desaparecer completamente - assim como o cinema, TV e internet não acabaram com o rádio. Só vão virar item de colecionador e deixar de ser o meio de leitura mais populat.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda tecnologia nova de início causa estranhamento, eu creio que os livros físicos vão continuar nas estantes, afinal com a internet e o acesso livre aos filmes não deixamos de ir ao cinema certo? Acho que só nos tornaremos mais seletivos sobre que livros vamos ter o exemplar físico.

      Excluir
  2. Seguinte, eu sempre vou preferir livros físicos. Tê-los na estante é indescritível e incomparável. Porém, já experimentei ler no Kindle da minha amiga e AMEI. É muito prático e rápido. Então sou a favor do equilíbrio entre os dois!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, amo a sensação de ter o livro em mãos, sentir o cheiro, ver as folhas passando, mas em alguns momentos os livros digitais se tornam mais práticos, eu creio que sim vai haver um equilíbrio, também acho que vamos acabar por nos tornar mais seletivos sobre quais exemplares físicos compraremos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...