Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
2

A Profundidade Inesperada de Avatar: A Lenda de Aang



         Eu entrei em contato com o Mundo de Avatar relativamente tarde, a primeira série (The Last Airbender, ou A Lenda de Aang, em português) é de 2005, mas só conheci em 2008 graças ao meu irmão. A trama pode ser comparada a Harry Potter por seu início infantil, e vai ficando mais sombrio a cada livro (como as temporadas são chamadas). Porém, as comparações com HP acabam aí, pois a série tem vida própria e todo um mundo: com seus conflitos políticos, mitologias, espiritualidade, países e culturas, fauna e flora, histórias... é magistralmente criado.

Mundo de Avatar

         Esse mundo gira em torno dos 4 elementos clássicos (terra, água fogo e ar) onde existem pessoas especiais, conhecidas como dobradores que podem manipular esses elementos – de acordo com seu país de origem, “somente o avatar pode dobrar todos os elementos”. Não pense que é uma história do tipo Naruto, onde as pessoas simplesmente controlam seus elementos, as dobras de Avatar são muito mais ricas, não basta nascer com o dom, cada dobra é baseada em uma arte marcial e como tal, tem suas forças e fraquezas e é preciso aprender a usá-las para se tornar um mestre.


         Quando A Lenda de Aang começa, já se passaram 100 anos que a Nação do Fogo iniciou uma guerra imperialista para dominar as outras, os dobradores de ar haviam sucumbido no começo da guerra e a Tribo da Água do Sul também foi dominada, todos seus homens foram para a guerra e restou uma pequena comunidade de mulheres e crianças, é nessa comunidade que vivem Katara e Sokka, dois adolescentes que por acaso encontram Aang, o último Dominador de Ar vivo, que ficou preso em um Iceberg durante todo esse século, Aang é o Avatar e cabe a ele derrotar a Nação do Fogo e dar um fim à guerra, mas como ele pode fazer isso sozinho, se é apenas um garoto de 12 anos e só domina o ar?

         Junto com Katara e Sokka, Aang parte em viagem pelo mundo para aprender a dominar os outros elementos e cumprir essa sua missão. A série mostra essa jornada, na qual, muito mais que aprender a dobrar os outros elementos, o protagonista aprende a controlar a si mesmo e o seu perigoso estado avatar, e a crescer como pessoa. Aliás, esse crescimento é um dos pontos fortes da série, não só o Avatar, mas todos os personagens, até mesmo os vilões, são muito humanos cometem erros, tem medos e dúvidas, mas fazem coisas incríveis e evoluem de forma coerente e convincente.


         Embora seja uma série considerada infantil, é recomendada a todos públicos. Se você ainda não conhece, não perca tempo; procure logo assistir, você não vai se arrepender.

AUTOR PARCEIRO: ALESSANDRO BRUNO

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...