Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
9

A Garota sem passado: Vivendo e equivocando

Autor: Michael Kardos
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Páginas: 304
Nota: 3,7/5
Sinopse: Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história. Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento. Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.
Garota sem passado é um livro policial no estilo quebra-cabeça, onde o autor deliberadamente muda a linearidade da história e o ponto de vista do personagem para deixar o leitor tenso quanto ao mistério.


Mas, acima de tudo é um livro que fala sobre erros e suas consequências e como as aparências podem enganar. Melaine, a garota do título, foi terrivelmente afetada pelo assassinato de sua mãe pelo seu pai, a ponto de sua jovem vida ser pontuada por medo e reclusão. Quando a moça começa, na medida do possível, a ter uma vida normal com escola, trabalho e namorado ela acaba engravidando, tornando o fato o estopim para definitivamente, tomar as rédeas da sua vida, encontrar seu passado e consequentemente seu pai.

Paralelamente a história de Melaine, a do seu pai Ramsey é contada. Qual a história melhor? Sem dúvida a de Ramsey, nos flashbacks do personagem somos levados aos acontecimentos que induziram ao fatídico desfecho. A parte de Melaine é um tanto tediosa, mas absolutamente crível, os erros e bobagens que ela comete são compatíveis com sua pouca idade (17 anos) e falta de experiência.

Enfim, a vida de Ramsey era pautada por atos de impulso, quando finalmente ele planeja algo, mesmo que equivocado, seus atos geram consequências, apesar de ele não ter sido o único a errar, podemos sim crer, que tudo se encaminhou para arruinar a vida de outras pessoas e não somente a sua.

O livro também aborda temas interessantes, tais como seitas e crenças mirabolantes sobre o fim do mundo e como algumas pessoas são suscetíveis a acreditar.

O enredo deixa algumas pontas soltas (e sim, confirmei com quem já leu) todavia, não atrapalha o enredo. Para os fãs de uma boa história de mistério, é uma ótima dica tentar adivinhar o que aconteceu e quem será punido.

Nota: 3,7 /5

9 comentários:

  1. Oi, Nina!
    Eu vi umas resenhas não tão positivas sobre esse livro que me desanimaram :(
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá Nina,
    Estou bem curiosa com essa leitura e com altas expectativas, mas desanimei um pouco. Como assim, o enredo conta com pontas soltas?
    Acho que a temática do livro é bem interessante mas que, talvez, não tenha sido bem trabalhada :(
    Espero ter a oportunidade de ler e formar uma opinião.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem? Menina não lembro qual foi o site de notícias que li, People ou algum parecido, mas o relato era muito, muito similar. Marido mata esposa e três dos quatro filhos. A menina mais velha escapa e desaparece, ninguém nunca a encontrou e mesmo que o pai tenha negado, durante anos ela foi procurada como cúmplice dos assassinatos.

    Essa coisa é tão comum fora do Brasil que sempre que aparece um livro sobre assassinatos em família e serial killers me pergunto se não é baseado em fatos reais.

    Enfim, claro que fiquei mega curiosa sobre o livro e para entender o enredo. Assim que tiver tempo vou caçar esse assassino.

    Bel Góes

    ResponderExcluir
  4. Adoro mistérios, mas pontas soltas me deixam com o pé atrás! Rs.
    Mas coloquei na minha lista mesmo assim. Adorei a sua resenha e fiquei curiosa pelo desenrolar da estória!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros de suspense policial, é um dos meus generos favoritos *-*

    Beijokas da Mylloka :*
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro recebeu muitas críticas boas e as resenhas combinam com a sua, é uma boa história! Gostei da sinceridade em dizer que o a história narrada pelo pai é mais instigante do que a narrada pela garota. Fiquei curiosa quanto às pontas soltas... rsrsrs.. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá... tudo bem??
    Eu tenho vontade de ler este livro... mesmo com as pontas soltas... mesmo que eu não goste de finais assim eu tenho uma imensa vontade de ler... gostei muito de sua resenha e a maneira como colocou a sua opinião... gostei muito do que li aqui... você soube colocar muito bem suas palavras e me deixou mais instigada mesmo com as ressalvas... xero!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Achei a premissa dele bem interessante, mas não é muito o meu estilo de livros, é a cara da Mayara esse enredo (minha parceira de blog) vou recomendar pra ela.
    Sou um pouco chata com pontas soltas, acho que isso me irritaria bastante... o.o

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nina!
    Tinha me interessado pelo livro logo quando vi a capa, mas ainda não tinha lido nada a respeito. Gostei muito da premissa é da sua resenha, consegui me conectar ao enredo e com certeza quero ler, me parece uma história bem bacana.

    Beijokas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...