Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
21

Uma análise sobre os melhores filmes "esquecidos" da Disney


Eu pensei nesse tópico em fazer uma lista com os melhores filmes da Disney que estão "esquecidos" - ou seja, não se vê muitos produtos sobre eles, seus personagens não aparecem em outras franquias e não são muitos citados, porém são histórias excelentes, repletos de personagens fortes, bem escritos e que comovem o espectador - a medida que pensava sobre os títulos, me veio essa reflexão, se são filmes tão bons, com um bom sucesso de público e especialistas, por que são tão ignorados?

O Cão e a Raposa (The Fox and the Hound, 1981) é o filme mais antigo da lista, mas não pense que é esquecido por isso, há animações bem com idade bem mais avançada que são lembradas e das quais é possível achar brinquedos, livrinhos e outros produtos no mercado, como é o caso de Bambi (1942), todo mundo conhece o pequeno cervo que perde a mãe muito cedo e tem que encarar a grande aventura da vida e do crescimento sozinho; Branca de Neve e os 7 Anões (1937) tão popular que até hoje os nomes dos anões (que não são citados na lenda original) e a aparência de Branca de Neve são populares na versão da Disney; e Dumbo (1942), o simpático elefantezinho que pode voar é conhecido de todas crianças.




Voltando à animação em questão, ele mostra uma raposa e um cão de caça que são dois grandes amigos quando pequenos, mas, quando eles crescem, tornam-se verdadeiros inimigos porque caçar raposas é o dever de todo cão de caça. Embora o roteiro seja previsível, a história muito bem contada é capaz de emocionar os espectadores mais sensíveis. Além disso, passa uma mensagem muito positiva sobre preconceitos, tolerância, o papel que a sociedade nos impõe e principalmente amizade, o filme é uma ode à amizade.

Lilo & Sticth (2002) Um dos filmes mais sensíveis e bonitos que eu já assisti, a personagem Lilo Pelekai é uma pequena menina do Havaí que apresenta problemas de autoestima, solidão e aceitação por suas "amigas" que a acham estranha, para complicar ela é órfã e convive com sua irmã mais velha Nani, que precisa provar ao agente social Cobra Bubbles que pode cuidar da criança, embora ela também tenha suas medos e dificuldades.


A última coisa que elas precisam em suas vidas é de um alienígena programado para destruir tudo, mas é o que acontece quando Lilo adota Sticht, pensando ser um cachorro esquisito, no começo a criatura não gosta da menina e só a usa de escudo para se proteger de seus caçadores, mas acaba se envolvendo e descobrindo as vantagens de se viver em família.

Há muitas lições positivas nessa obra, destaco aqui uma frase memorável quando Nani quer se livrar de Sticht e Lilo lhe lembra das palavras de seu pai: "Ohana quer dizer família. Família quer dizer nunca abandonar ou esquecer."

Irmão Urso (Brother Bear, 2003) Outro filme que retrata uma família de irmãos, Sitka, Denahi e Kenai que são nativo americanos do período final da Era Glacial. O relacionamento entre eles é bom, mas Kenai é um jovem imaturo que não aceita o seu totem "o urso do amor" e se revolta contra os espíritos. Não dá pra falar mais sem contar spoilers, mas a história é muito boa e fala sobre as consequências de seus atos, responsabilidade, o papel da família e empatia (se colocar no lugar do outro).


Além do enredo excelente, os efeitos visuais dos cenários são de tirar o fôlego, principalmente quando os espíritos aparecem em uma aurora boreal que casa muito bem com a ótima trilha sonora.

Up - Altas Aventuras (Up, 2009) Apesar de ser recente, e considerados um dos melhores da parceria Disney-Pixar, esse longa não é tão lembrado como outros da produtora, não se encontra facilmente produtos com o tema em lojas de brinquedos e festas infantis. Ironicamente o filme caiu no mesmo ostracismo que seu protagonista.


O filme conta a história de Carl Fredricksen, um vendedor de balões que, aos 78 anos, vive sozinho e amargurado com suas lembranças, esse senhor corre o risco de perder sua casa e por isso ele amarra milhares de balões nela foge para a América do Sul com um menino de 8 anos chamado Russel.

Russel, assim como Carl, vive sozinho e neglicenciado (ao que parece os pais nem perceberam sua viagem) e os dois se tornam grande amigos e passam a ser pessoas melhores, mais felizes.


O que filmes tão diversos tem em comum? Bem, percebi em todos alguns elementos similares: não tratam de amor romântico, embora em alguns há um relacionamento afetivo, isso não é o tema de nenhum e a relação fica em segundo plano - eles falam de outro tipo de amor: o amor entre amigos e família.

Além disso, os personagens estão longe do ideal de herói, comum em tantas narrativas, em todas obras citados os protagonistas são pessoas (ou animais) imperfeitas, com dúvidas, dificuldades e medos, como qualquer pessoa sem super poderes, inteligência privilegiada e sem serem modelos de virtude, me lembro que em uma das primeiras cenas da Lilo ela briga com uma coleguinha que a chama de louca.

Há também a questão da diversidade: os personagens humanos são de grupos geralmente estigmatizados: a Lilo é gordinha e estranha, Kenai é um índio, Carl é um idoso. Claro que há outras personagens da Disney com diferenças, como a Tiana de A Princesa e O Sapo que é negra e no começo era cozinheira pobre e Pocahontas que é indígena, mas elas são mulheres de corpos esculturais, do mais alto padrão hollywoodiano, e são princesas - há toda uma simbologia nisso.

O que eu percebo é que, apesar de toda qualidade literária e críticas positivas, o público gosta mesmo é de histórias padrões com princesas lindas, heróis poderosos que enfrentam grandes dificuldades e são modelos de retidão moral, sem medos ou falhas. Personagens humanos, com problemas comuns até rendem boas histórias, mas não fazem o público sonhar em querer ser eles e por isso não são tão atrativos comercialmente, porque o cinema é só um negócio e quando um estúdio lança uma franquia ele não está pensando em ideologia A ou B, apenas em vender seus produtos.

21 comentários:

  1. Oi. Adoro esses filmes, alguns dessa lista são meus preferidos. Concordo com você, algumas histórias são facilmente esquecidas. Mas mais com o passar dos tempos, ainda me lembro doa filmes que me fizeram me apaixonar pela Disney.

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Que post maravilhoso!! Amo esses antigos e infelizmente, esquecidos.
    Eu não curto muito com princesas e heróis de agora, bem padrões. Concordo plenamente com o que você falou. Uma pena.

    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que post bem sacado! Saudades do filme Irmão Urso, assisti logo de cara e super curtir, são filmes incríveis que você citou, uma pena que estão bem esquecidos e nem ao mesmo produtos ou outros tipos de propaganda desses filmes.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Adorei esse seu post e super concordo com a sua opinião para o pq eles são meio "esquecidos" em comparação as outras obras, o público em geral realmente deixa de lado o que é mais "natural". Também concordo em relação a qualidade dessas obras e sobre as lindas mensagens que nos trazem. Eu adoro esse tipo de filme e assisti todos os que vc mencionou aqui, aliás, sua postagem me trouxe uma nostalgia enorme. hehehe.
    Como adoro o Irmão urso e como chorei com esse filme, nossa!!! A frase da Lilo é realmente inesquecível!!! Up, amo! <3 Filmes com valores intrincados em suas tramas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oie, gostei do seu post e concordo que por fugirem dos esteriótipos parecem que esses personagens foram esquecidos. Eu assistia muito o Lilo & Sticth com uma amiga e fiquei bem interessada no do cão e da raposa que nunca ouvi falar. Parabéns por resgatar esses filmes meio esquecidos.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que post maravilhoso, além de ser muito reflexivo, me lembrou muito a minha infância, relembrar o cão e a raposa foi demais, haha.
    Lembro que não gostava muito do irmão urso mas não sei o motivo.
    Up e Lilo eu amo demais e assisto milhões de vezes e nunca me canso.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Irmão Urso mora no meu <3. Você disse tudo, a Disney é uma empresa que vende o que o público consome. E o público consome estereótipos, principalmente aqueles que lhes pareçam inatingíveis. Enfim, todos os filmes são lindos, mas prefiro mesmo o Irmão Urso!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Amei seu post, é verdade, são vários filmes da Disney que ficam esquecidos e são maravilhosos! Amo Irmão Urso, que filme lindo! A mensagem que passa é maravilhosa. Up é uma fofura, sempre me emociono assistindo. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oie
    ai que post mais liiiindo, amei ahhaha eu sou apaixonada por Up, de todos os citados é o que mais gosto e lembro que vi no cinema e chorei, adorei as analises

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi

    Que show esse post. Adorei...Sabe que eu não conhecia essas animações? Ou não conhecia ou não lembrava.

    Mas gostei delas e vou procurar assistir. ..

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi

    Que show esse post. Adorei...Sabe que eu não conhecia essas animações? Ou não conhecia ou não lembrava.

    Mas gostei delas e vou procurar assistir. ..

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu só fui ver Up - Altas Aventuras mês passado e fiquei encantada, amei a história. Lilo e Sticth tb adorei, assim como Irmão Urso. O outro eu não vi, mas parece fofo. Adoro desenhos e é verdade, tem umas animações que não são tão faladas assim.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Alessandro!
    Infelizmente você tem razão, o público prefere mesmo as histórias mais óbvias e que cabem nos padrões sociais impostos, tanto que histórias lindas como essas que você citou ficam mesmo para escanteio. Não me lembro de O Cão e a Raposa, mas Up é um dos filmes mais lindos que já vi. E adoro a Princesa e o Sapo também.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Alessandro, tudo bem?
    Nossa, eu vi sem expectativas nenhuma, por acaso mesmo, o filme Up - Altas Aventuras . E é lindooooo!!! Chorei como uma boba, risos... Irmão Urso vi faz muito tempo, mas lembro também que é lindo. Todos elogiam Lilo & Sticth, mas ainda não tive a oportunidade de ver. O cão e a raposa eu não conhecia, mas vou procurar. Adorei a postagem!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Quanto tempo não vejo alguns desses desenhos, vou até procurar para assistir com o meu filho.
    Eu amava Irmão Urso e o último que eu vi foi Up.
    Parabéns por trazer esses momentos mágicos
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Quanto tempo não vejo alguns desses desenhos, vou até procurar para assistir com o meu filho.
    Eu amava Irmão Urso e o último que eu vi foi Up.
    Parabéns por trazer esses momentos mágicos
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oioi! Tudo bem?
    Adorei seu post!
    É normal alguns filmes terem um sucesso maior que outros, mas nao acho q estejam esquecidos.
    Cada um que citou lembro mto bem e chorei demais em todos, acredita!
    São tao lindos, amo demais o tabalho da Disney e foi otimo relembrar das historias.
    Otimo post.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzi,

      Todos estes filmes fizeram sucesso, tanto de bilheteria quanto de bilheteria quanto de crítica, mas mesmo assim não tem muitos brinquedos e outros produtos com o tema deles: por exemplo, procurando bonecas da Lilo no Mercado Livre só aparece 8 em meia página, dos outros filmes não encontrei nenhum brinquedo, agora se procurar bonecas de qualquer princesa são encontrados dezenas de páginas com umas 20 bonecas em todas.

      Excluir
  18. Olá Alessandro tudo bem?

    Compartilho da sua ideia. Dessa sua pequena lista de “filmes esquecidos”, todos eles são excelentes filmes e, como você disse, não tem aquele clichê de “romance de príncipe salvando princesa”, eles não servem. Até mesmo o Shrek que traz sai desse clichê de “pessoas lindas e perfeitas”, ainda não foge a regra do casal que passa por um monte de coisa pro final ficar juntos.

    Abraços,

    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir
  19. Olá, que post mais lacrador!

    Eu concordo com você, o estúdio já lançou ótimas animações, as quais muitas vezes são esquecidas pelo público. Dentre as minhas preferidas estão 'Lilo e Stitch' e 'Up - Altas aventuras', ambras relatam assuntos sensíveis sobre família e amizade.
    Acredito que a maioria das animações trazem lindos ensinamentos por detrás do enredo descontraído.

    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Nossa nunca tinha parado para refletir sobre isso, mas com essa postagem realmente, não se vê muitos produtos e um marketing focado nesses desenhos e eles têm realmente em comum personas atípicos.
    Eu amo a Lilo ela está mais próxima do que sou do que essas princesas magérrimas e lindas com seus vestidos esvoaçantes.
    Gostaria que a indústria repensasse esse modo tão discriminatório com seus demais expectadores e consumidores, até para ensinarmos nossos pequenos que não importa a aparência o que importa é ser feliz.
    Adorei a postagem. Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...