Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
20

O Mensageiro, a consagração da Saga O Doador de Memórias


Autora: Lois Lowri
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Páginas: 160
Nota: 4,5/5

Sinopse: Há seis anos, Matty chegou ao pacato Vilarejo. Sob os cuidados de Vidente, um cego que tem uma visão especial, ele amadureceu e se adaptou à nova vida. Agora, espera receber seu nome verdadeiro, que determinará seu valor ali, como ocorre com todos os habitantes. Contudo, algo nefasto está se infiltrando no Vilarejo, e os moradores, antes orgulhosos de receber forasteiros, passam a exigir que as fronteiras sejam fechadas para se protegerem. Por ser um hábil mensageiro, Matty é encarregado de avisar os outros povoados sobre o bloqueio. Sua missão também tem outro grande objetivo: buscar Kira, a filha de Vidente, antes que seja tarde demais.Ele é o único capaz de viajar pela Floresta, que já provocou algumas mortes. O problema é que ela também está se tornando um lugar perigoso para o garoto. Mas muitos dependem de Matty. Então, armado apenas de um poder recém-descoberto, ainda incompreensível e incontrolável, ele se arriscará a fazer o que talvez seja sua última viagem.

A excelente série, O Doador de Memórias parecia não ter continuidade – o que faria da franquia um conjunto de pequenas histórias em um universo comum e não uma saga inteira, com tramas entrelaçadas que constituem um enredo centralizado e complexo – felizmente, com O Mensageiro as histórias se encontram e essa impressão acaba.

Relembrando: o Volume 1 conta a história de Jonas, um garoto que vive em uma sociedade distópica onde os indivíduos não têm emoções, respondendo roboticamente aos comandos de um poderoso governo. As pessoas atuam na profissão escolhida pelos anciões, não fazem sexo (os bebês são criados artificialmente) e moram num mundo literalmente em preto e branco; nesse mundo há um indivíduo encarregado de armazenar as memórias de todos para que não se perca e Jonas é o escolhido para a tarefa. Para quem deseja ler mais, aqui no Rascunho com Café há uma resenha da adaptação dele para o cinema (link da resenha).

No livro 2, chamado A Escolhida, conhecemos Kira, uma órfã de perna torta, vive em um mundo onde os fracos são deixados de lado. A partir do momento da morte de sua mãe, ela teme por seu futuro até que é perdoada pelo Conselho de Guardiões. A razão é que Kira tem um dom: seus dedos possuem a habilidade de bordar de forma extraordinária, seu talento a mantêm viva e traz certos privilégios, ela percebe que está rodeada de mistérios e segredos, mas ninguém deve saber sua intenção de descobrir a verdade sobre o mundo. Ela não tem contato com Jonas, e seus problemas não são nada parecidos com os dele, então porque os dois livros fazem parte da mesma coleção?

A resposta vem com Matty, o protagonista deste terceiro volume resenhado aqui, ele vive com um cego que vem a ser o pai de Kira e os eventos narrados no livro acontecem pouco tempo após as ações de Jonas. Pena que o caso só é citado indiretamente, confesso que quando assisti ao filme, meu primeiro contato com a obra, fiquei muito curioso com as repercussões de todas memórias voltarem de repente para as pessoas, como elas reagiram com um fluxo de emoções sendo que haviam vivido por toda uma vida sem sentimento algum? É preciso esperar o lançamento do último livro para sabermos desses detalhes.

Não sei dizer se Matt é meu personagem preferido, mas ele já chamou a atenção desde que apareceu a primeira vez em A Escolhida é fico feliz que tenha sido bem em seu livro como protagonista, é um garoto com uma personalidade tão forte que conquistou os fãs da obra, mesmo que a história fosse de Kya e não dele.

Começam a acontecer coisas estranhas no Vilarejo onde Matt mora há 6 anos, lá ele amadurece convivendo com um cego (ironicamente conhecido como Vidente) que é o pai de Kira, devido a esses estranhos acontecimentos os moradores deixam de ser hospitaleiros e exigem que as fronteiras sejam fechadas e como Matt é o Mensageiro local cabe a ele avisar a todos do bloqueio e ainda recebe a missão buscar Kira antes que algo pior aconteça.

Percebe-se um elemento comum em todas as histórias, uma jornada de amadurecimento na qual jovens com habilidades especiais passam e que envolve o destino de toda comunidade. Embora isso realmente esteja presente em todas as obras, cada livro é original e único, Lowry é muito criativa em criar personagens e situação por isso não há a impressão de "eu já vi isso antes".


O teor filosófico é constante de toda série também, não é apenas contado uma história, há reflexão sobre e os personagens divagam bastante, como na parte em que Matt encontra um sapo e percebe um sinal nele:

Ele havia encontrado o que procurava. De certo modo, torcia para não encontrar. Sem dúvida, sua vida seria mais simples se aquele fosse um sapo qualquer, sem nenhuma marca. Mas, como no fundo já sabia, esse não era o caso. Da mesma forma, tinha consciência de que tudo iria mudar para ele a partir de então. Seu futuro sofrera uma nova e secreta reviravolta. A culpa não era do sapo,.... 
Mas não pense que devido isso é um livro chato. A autora escreve muito bem, a história corre fluída e as ações não são forçadas: é um livro de distopia sim, com implicações filosóficas e debates interessantes mas não deixa de ser uma história de ação, com muita aventura e emocionante. Leitura mais que recomendada.

20 comentários:

  1. Essa saga é ótima, seria perfeito se tivesse continuação nas telonas!
    Amei o post.

    www.sramaia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro livro de distopias! *-* Fiquei aqui pensando sobre a aventura de ler esta serie. Ainda não conhecia, mas fiquei feliz quando você colocou um resumo ali dos livros anteriores. Superbacana poder ler a resenha com detalhes importantes do livros anteriores. Adorei! E já anotei a dica! =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Eu confesso que não curti muito O Doador de memórias porque achei o enredo muito linear e sem profundidade dos personagens. Os debates filosóficos ficaram bem rasos e isso me frustrou, mas A Escolhida senti uma diferença bem grande e gostei mais do trabalho da autora e o último vou ler em breve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Gostei do livro e do filme ( como entretenimento) O doador de memórias, mas ainda não li ainda, nem A escolhida e nem O mensageiro.
    Sua resenha está muito legal e verdadeira, gosto disso e tb é sem enrolação.
    A minha lista de leituras só aumenta hehe
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi...nossa que confusão!

    pelo que entendi, os 3 livros poderiam muito bem ser lidos independentemente que daria pra entender?

    eu assisti o filme esses dias e fiquei curiosa por uma sequencia dele, agora, sabendo que não é bem assim, nem sei bem o que pensar!!!

    adorei a sua resenha, foi bem esclarecedora!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, ainda não li esse livro, na verdade, só li o primeiro, mas pretendo ler o restante da série, pois gosto de livros de distopias e mesmo achando o primeiro livro meio fraco, vou dar uma chance a série e continuar lendo e ver no que dá e ver o que acho dela, num todo. Espero que ela melhora, porque o primeiro, achei fraco.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Eu não li esse livro, não é muito do meu gênero, tenho certeza que ia achar cansativa a leitura e não seria prazerosa.
    Mas, fico feliz que você gostou.
    Imagino como deve ser uma história reflexiva e emocionante.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que o filme foi baseado em livro.
    Vi o trailer e não senti vontade de ver.
    Li sua resenha e senti vontade de ler.
    Mto obrigado pela indicação

    ResponderExcluir
  9. Eu sou louca para ler os livros dessa série e achei legal a sua resenha, bem explicada e sincera. Eu vi o filme, sem querer kkk (estava passando pelos canais e me deparei com ele, como a curiosidade foi maior acabei vendo) e pelo que vi no filme eu sei que vou gostar.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Alê!
    Até que enfim entendi o esquema dos livros! A primeira resenha que li deste terceiro livro, nm tinha um aviso que ele era o 3º... e eu n consegui fazer a conexão entre as histórias, mas vc ajudou muito! Da mesma forma, achava que o livro era meio enfadonho, com conteúdo desconexo, e de novo, vi por você que seria uma leitura muito interessante, especialmente pelo amadurecimento dos personagens ao longo do enredo e pelo conteúdo filosófico (gosto disso). Agora tenho muito mais vontade de me aventurar nesses livros. ;)

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Como eu não li os volumes anteriores, então não sei o que esperar da série, mas gostaria de ter visto o filme, parece que foi muito bem feito! Adorei sua resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Sou louca para ler essa série, pois adoro distopias. Sua resenha me deu coragem para comprar o primeiro livro, pois curto livro que nos fazem refletir sem ser um livro chato.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  13. Olá Alessandro... confesso que quando soube da sequência do livro não ser bem uma sequência, não me senti mais inspirada em ler os livros, mesmo amando distopia... terminei perdendo a vontade sabe... Sua resenha foi bem empolgante, foi esclarecedora, porque descobri que tem algo em comum com as duas primeira histórias, mas mesmo assim não me senti cativada para ler... mas gostei muito de seu ponto de vista... Xero!

    ResponderExcluir
  14. Oie!!
    Eu to com muita vontade de ler esse livro, mas obviamente tenho que ler os anteriores. Graças ao seu lançamento que eu descobri que o Doador de Memórias era uma série. Fiquei curiosa com o que disse e espero ler em breve.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Meu primeiro contato também foi com o filme, e eu fiquei super curiosa mas me falaram que as histórias dos próximos não tinha nenhuma conexão aí eu acabei desanimando, e depois da sua resenha eu com certeza irei ler essa série. Amei o filme, amei a mensagem que ele passa e espero amar ainda mais o livro. Adorei a sua resenha. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Alessandro!!!
    Primeiro tenho que dizer que não conhecia a série e por isso é o primeiro contato que estou tendo com ela é com sua resenha.
    Eu tinha visto a capa desse livro, mas assim não me chamou atenção e fiquei espantada em saber que já tem um filme sobre o primeiro livro.
    A história é interessante e uma pena que mesmo com as interligações entre ela nesse terceiro livro, ainda foi muito sutil.
    O livro parece ser interessante, mas não é bem meu gênero mas quem sabe um dia eu leia :)
    Ótima resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu conheço o autor, mas não gosto da forma como ele escreve. Li outro livro dele e acabei abandonando antes da metade. Infelizmente não me conquistou.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi,

    Adorei ter a continuação do Doador de Memórias, espero ansiosamente poder desfrutar da leitura desse livro, e além de sua resenha deixar a leitora bem curiosa.

    OI, LINDA!

    Adorei a sua resenha, a saga Harry Potter ainda não li, mas pretendo ler em breve.
    Muitos Livros e Sucesso!
    Bjs!

    booksmagiclove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu sempre vi as pessoas falando muito bem sobre a série O Doador de Memórias, mas nunca tive muita curiosidade em ler os livros. As capas não tem nenhuma relação e por isso demorei para identificar que seriam da mesma série. Para quem gosta desse tipo de livro deve ser uma história e tão, mas pra mim não chamou a atenção.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Não sei porque mas esses livros e unca me chamaram a atenção, nem mesmo quando virou filme...
    Achei a historia superficial e maçante. Pode ser por ter lido só resenha também , não sei...
    Mas que bom que gostou, otima resenha por sinal
    Beijuh

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...