Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
20

Análise da Música: Infinita Highway



Highway, palavra inglesa para autoestrada, se refere a uma rodovia destinada apenas ao tráfego motorizado de alta velocidade, planejada com pelo menos duas vias em cada direção de fluxo, separadas por elementos físicos, com cruzamentos desnivelados e acesso restrito. A velocidade, a emoção e o sentido de viagem longa são elementos ricos de significado, por este motivo, o termo tem sido explorado em diversas músicas de muitos autores, porém nenhuma é mais cheia de emoção é significado que esta grande obra dos Engenheiros do Havaí.

Você me faz correr demais
Os riscos desta highway
Você me faz correr atrás
Do horizonte desta highway
Ninguém por perto, silêncio no deserto
Deserta highway
Estamos sós e nenhum de nós
Sabe exatamente onde vai parar
Neste trecho, o eu lírico está falando com uma pessoa, mais tarde saberemos que é uma garota, eles estão viajando sozinho e conversando sobre a estrada, o eu lírico afirma que ela faz com que ele corra demais e eles não sabem exatamente aonde vão chegar.
Mas não precisamos saber pra onde vamos
Nós só precisamos ir
Não queremos ter o que não temos
Nós só queremos viver
Sem motivos, nem objetivos
Estamos vivos e isto é tudo
É sobretudo a lei
Da infinita highway

Ainda falando sobre a pista, ele começa a filosofar sobre a vida e conclui que não precisamos ter tudo controlado nela, “só precisamos ir”, ou seja, esquecer os problemas e viver “sem motivos, nem objetivos”. Este tipo de filosofia lembra muito o tema Hakuna Matata dos personagens Timão e Pumba da franquia O Rei Leão, e segundo o eu lírico, é a lei da infinita highway: que a partir deste trecho é uma alegoria à vida e não mais uma simples rodovia;
Quando eu vivia e morria na cidade
Eu não tinha nada, nada a temer
Mas eu tinha medo, medo desta estrada
Olhe só! Veja você
Quando eu vivia e morria na cidade
Eu tinha de tudo, tudo ao meu redor
Mas tudo que eu sentia era que algo me faltava
E, à noite, eu acordava banhado em suor


Aqui o eu lírico está explicando porque passou a seguir a filosofia Hakuna Matata, embora ele tinha uma vida tranquila na cidade (“não tinha nada, nada a temer”) ele sentia que faltava alguma coisa e temia largar tudo – simbolizado pelo medo da highway, ou seja, da vida de emoções – esse medo fazia com ele acordar à noite, banhado de suor.
Não queremos lembrar o que esquecemos
Nós só queremos viver
Não queremos aprender o que sabemos
Não queremos nem saber
Sem motivos, nem objetivos
Estamos vivos e é só
Só obedecemos a lei
Da infinita highway

Continuando a explicar sua filosofia de vida, ele a sintetiza dizendo que a única coisa que quer é viver sem motivos, sem objetivos, esquecendo todo o resto e simplesmente obedecendo a lei da pista: muita velocidade - ou seja, uma vida com sentimentos fortes e pouca preocupação.
Escute garota, o vento canta uma canção
Dessas que a gente nunca canta sem razão
Me diga, garota: Será a estrada uma prisão?
Eu acho que sim, você finge que não
Mas nem por isso ficaremos parados
Com a cabeça nas nuvens e os pés no chão
Tudo bem, garota, não adianta mesmo ser livre
Se tanta gente vive sem ter como viver

Aqui percebemos que a garota, aparentemente, vive a mesma filosofia e para sua interlocutora essa vida é liberdade enquanto para ele é uma forma de prisão – ao deixar a cabeça nas nuvens a pessoa perde contato com a realidade e deixa de enxergar as pessoas que passam dificuldades – “vivem sem ter como viver”.
Estamos sós e nenhum de nós
Sabe onde quer chegar
Estamos vivos sem motivos
Que motivos temos pra estar?
Atrás de palavras escondidas
Nas entrelinhas do horizonte
Dessa highway
Silenciosa highway


Aqui o eu lírico reforça o que já foi dito e começa a refletir: “qual o motivo de se está vivo desse jeito”, sem saber o que quer e aonde quer chegar? As entrelinhas da highway são a ambiguidade dessa vida, é livre mas é uma prisão que deixa a pessoa alienada da realidade social, a pessoa está viva mas qual o sentido de uma vida sem motivo nenhum?
Eu vejo um horizonte trêmulo
Eu tenho os olhos úmidos
Eu posso estar completamente enganado, posso estar correndo pro lado errado
Mas a dúvida é o preço da pureza, e é inútil ter certeza
Eu vejo as placas dizendo
Não corra, Não morra, Não fume
Eu vejo as placas cortando o horizonte, elas parecem facas de dois gumes

Toda essa ambiguidade deixa o eu lírico confuso, ele não sabe se está enganado ou se está tomando as decisões erradas (“correndo pro lado errado”), ele só sabe que essa dúvida é o preço para uma vida sem preocupações (“pureza”) e que é inútil pensar que se sabe tudo, “ter certeza”. Ele vê os conselhos que as pessoas lhe dão como uma faca de dois gumes, em outras palavras, não sabe se são dignos de crédito ou desconfiança.
Minha vida é tão confusa quanto a América Central
Por isso não me acuse de ser irracional
Escute garota, façamos um trato
Você desliga o telefone se eu ficar muito abstrato
Eu posso ser um Beatle, um beatnik
Ou um bitolado
Mas eu não sou ator, eu não tô à toa do teu lado
Por isso, garota, façamos um pacto
De não usar a highway pra causar impacto


Ele chega a conclusão que sua vida é muito confusa por isso não adianta tentar ser racional, e resolve propor um trato à sua interlocutora: não tentar ou fingir ser outra pessoa, ele pode ser um tradicional (Beatle), alternativo (beatnik é um indivíduo que rejeita o conformismo burguês, os seus costumes e valores convencionais, assumindo uma filosofia de vida e um comportamento pessoal exóticos para o padrão médio) ou simplesmente uma pessoa comum (bitolado) não importa, nem ela nem a garota vão tentar usar sua filosofia (a highway) para tentar mudar o mundo (causar impacto).
Cento e dez
Cento e vinte
Cento e sessenta
Só pra ver até quando
O motor aguenta
Na boca, em vez de um beijo
Um chiclet de menta
E a sombra do sorriso que eu deixei
Numa das curvas da highway
Infinita Highway.

Aqui ele testa o motor de seu carro, alegoria para seu modo de vida, para tentar descobrir até onde ele aguenta. Da mesma forma que repensa todas suas experiências, sempre seguindo a filosofia de não pensar em nada “a infinita Highway”. 

Em tempo: Atendendo a pedidos, vídeo da música:



20 comentários:

  1. Gostei muito da sua análise, sinceramente não conhecia a música então fui ao youtube e coloquei para tocar, fiquei lendo seu texto e escutando a música. Isso fez com que a experiência fosse muito mais profunda.
    Você escreve muito bem, parabéns. Me fez enxergar a música e a vida de outro modo!

    Uma dica, você podia colocar o video com a música já no texto ai ficaria mais fácil e a experiência muito mais legal:)

    ResponderExcluir
  2. Amo esse tipo de post, traz um outro lado pouco observado por muitos. Sou fã de Engenheiros, e lembro que quando escutei essa música, procurei saber o que tanto era essa "gíria" Highway,foi quando vi o que significa. Já tinha feito algumas das ligações que você expôs, mas a sua com certeza é mais completa, sem dúvida.
    Adorei sua escrita e a maneira que fez a análise. Parabéns!
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Parabens pelo post, realmente bem completo. Deve ter dado um trabalho analisar a musica toda. Pessoalmente não me arrisco. Análise é uma coisa que requer muita atenção, então, prefiro deixar o blog como algo mais relaxante.
    Não conhecia a música, então fui atrás porque fiquei boiando (sugiro que no proximo post, antes de analisar, você também coloque o video ou fale um básico sobre a letra, porque facilita para o leitor) e infelizmente não curti muito não, apesar da letra em si transmitir bastante sentimento.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Amei seu post, é muito interessante conhecer esses elementos da poesia da letra. Eu acabo não prestando muita atenção nas letras, porque eu viajo nos instrumentais, e já vejo que vou virar fã dessa coluna.

    ResponderExcluir
  5. Essa música marcou uma fase da minha vida, super gostoso ler esse post!!! Me fez relembrar da música e ainda por cima entender mais dela!

    ResponderExcluir
  6. Oi, gostei da sua postagem, é primeira vez que vejo uma postagem desse tipo e adorei a ideia, e acho bem interessante analisar uma musica trecho por trecho e achei a letra bem poetica e espero ver mais postagens assim. Adorei.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Que fantástico! Show cara, amei esse post e não preciso falar mais nada, ou melhor rs vou falar. Sou fã dos Engenheiros, agora lendo seu post, já tenho um ponto de vista ainda mais abrangente da letra. Cara, faz outros post com músicas.

    ResponderExcluir
  8. Oi, nossa eu amo engenheiros do Hawai e essa música representa um marco na minha vida quando adolescente cantava ela a pleno pulmões com meus amigos. Adorei a forma como analisou a letra. Essa música tem um que de liberdade tão grande.
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Olá, já tinha ouvido falar muito bem do grupo engenheiros do hawai mas nunca havia ouvido nenhuma música, acabei de coonhecer pelo seu post.
    as vezes ouvimos a música mas nem prestamos total atenção do que a letra quer realmente nos dizer, ótima ideia você analisa-las.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela analise.
    A música é linda.
    http://oblogcaentrenos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá
    muito legal sua analise, adorei esse ipo de post, é sempre muito legal analisar muiscas e poemas, eu fazia isso no cursinho,

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Alê!
    Adorei sua análise! Lembro bem da música e sempre gostei dela, mas n me recordo em nunca ter pensado neste tipo de interpretação (talvez pq na época em que ouvia a música era mais jovem e, consequentemente, menos preocupada com estas questões). Ficou ótimo, você leva jeito para análises poéticas. Abração!

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Nunca tinha lido uma análise de música em um blog hahahha.
    Seriamente me lembrei das minhas aulas de português no ensino médio. Não sei se você é professor de português, mas se não é saiba que leva jeito.
    Adorei a análise, realmente ficou muito bem feita, parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha parado pra analisar uma música desta forma, a gente acaba ouvindo várias vezes a mesma música e nunca para pra realmente pensar sobre a letra né?!

    Adorei, faça mais vezes! :)

    ResponderExcluir
  15. Uau! Essa é a segunda vez que leio uma análise sua sobre alguma música, e novamente, fiquei encantada com sua sensibilidade. Eu conheço a música, tanto que enquanto lia as suas palavras e as estrofes da música, foi impossível não ouvi-la em meus ouvidos. Amei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Nossa, eu nunca faria uma análise dessas de uma música... principalmente por não ser nada musical. Fora que acho que tenho problemas tanto com interpretação de músicas quanto de poesias... e normalmente não presto atenção nas letras tanto assim para ficar refletindo sobre elas. Mas sua análise ficou ótima, nunca nem tinha pensado numa highway simbolizando a vida.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Olá!!!
    Eu nunca tinha visto análise de música achei muito interessante esse tipo de post.
    Gostei de saber o que o cara quer dizer e isso muito além da letra da música....
    Continue com post assim, achei super original
    Beijuh

    ResponderExcluir
  18. Amo esse teu post. Suas análises de música são algo diferente e muito legais de ler.

    Essa música é enorme e deve ter dado um trabalho danado para montar a análise, mas até certo ponto acho que dava para ter resumido em "a primeira metade o cara fala que quer viver sem amarras, e na segunda ele questiona o que seria isso para cada pessoa".

    Claro que amo viajar e que pegar a estrada dá uma sensação diferente de liberdade... Mas ter vínculos não significa necessariamente não ser livre.

    ResponderExcluir
  19. Olá, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo post, adorei sua análise <3
    Imagino a trabalheira para finalizar tudo, a dedicação para analisar cada refrão. Essa é a primeira análise que confiro e adorei. Parabéns!

    Abraços

    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Olá Alessandro, gosto muito de seus posts são sempre recheados de ensinamentos filosóficos e interpretações reflexivas.
    Gosto muito dessa música e a interpretação é bem a filosofia que acredito para a vida.
    Aliás amo o Timão e pumba com seu hakuna matata, é simples e perfeito.
    Parabéns pelo post.
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...