Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
10

Guia para Internet: Como se comportar nas Redes Sociais




As Redes Sociais são como grandes praças públicas: locais onde pessoas se encontram para conversar, ver fotos e vídeos ou comentar sobre diversos temas atuais. Por envolver a interação entre pessoas, não se pode falar, e muito menos mostrar, tudo o que se quer: é preciso ter civilidade e respeitar às mais diversas opiniões e pessoas. Por isso, pensando em criar um ambiente mais ético, criamos esse texto com algumas dicas de como se comportar nas Redes Sociais.

1. Não ofenda ninguém. A internet dá a falsa sensação de anonimato e de invisibilidade, por isso muita gente acha que pode falar o que quiser sem se preocupar com as consequências. Só que, embora seja um pouco difícil encontrar o autor de uma conta fake, não é impossível e há delegacias e empresas especializadas nisso. Lembrando que o Art. 140 do Código Penal diz que é crime:
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

E se for um crime de ódio (motivado por ódio contra um grupo político, étnico, social, de gênero ou orientação sexual) o crime ainda pode ser considerado hediondo e ter repercussões maiores ainda, conforme aconteceu nesse caso:


2. Evite discussões desnecessárias. Saiba respeitar opinião divergente, tente ao máximo evitar entrar em uma discussão sobre temas delicados ou políticos, principalmente com estranhos. Se você julgar que é necessário, mesmo, dá sua opinião sobre algum tema polêmico, só fale argumentos não ataque a pessoa que está discutindo com você (lembra da 1ª dica?), não faça piadinhas e nem use termos pejorativos para depreciar o argumento do outro. E não se esqueça: só fale daquilo que você realmente entenda: para conhecer um assunto com profundidade é necessário estudo e pesquisa, não dá pra falar sobre tudo como se fosse um especialista sem passar vergonha.


3. Não divulgue hoaxes. As Redes Sociais são cheias de notícias falsas! Muito cuidado com o que você divulga, as consequências podem ser imprevisíveis e acabar com a vida de alguém, como nesse caso:


4. Muito cuidado com as fotos que posta. Aprenda mudar a configuração e só permita que familiares vejam suas fotos pessoais, e principalmente tenha bom senso, só coloque na Internet fotos que você saiba que não terá vergonha ao serem vistas em público.

5. Fale baixo. Ou seja, não escreva com letras maiúsculas que é o equivalente ao gritar em público, isso não trará credibilidade a seus comentários.

6. Tenha bom senso e reflita antes de tudo. Ao utilizar a internet, mesmo com o navegador de forma anônima, você deixa “rastros” que podem ser seguidos, perfis podem ser invadidos e as empresas estão fazendo consultas em Redes Sociais antes de contratar empregados. Por isso, é muito perigoso postar vídeos ou fotos íntimas, como também fazer ações que na hora podem parecer engraçadas tem o seu risco. Lembre-se, o que você fala pode ser esquecido ou negado, mas o que você escreve e posta na Internet deixa provas que podem ser usadas contra você.

10 comentários:

  1. Concordo plenamente com o seu texto!
    As pessoas no geral esquecem das normas de boa convivência quando se trata de redes sociais, acabam tentando impôr sua opinião política, religiosa, sexual de maneira quase ditatorial.. Além da falta de bom senso na hora de postar materiais com notícias falsas, piadinhas sem graças com a máscara.. "É minha opinião". Aliás o termo " liberdade de expressão " vem ultimamente cada vez sendo mais vistos com máscaras de opiniões preconceituosas e agressivas.
    Tomara que muitos leiam e apliquem essas regras da postagem.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Quando um blogueiro faz um guia para ensinar as pessoas a se comportarem, é porque a coisa tá feia mesmo... Mas gostei do seu guia, tomara que muitos leiam e aprendam como se portar diante da tela do PC ou celular, porque cada dia tá mais chata a internet com tanta gente brigando...

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei as dicas...se todos respeitassem acredito que teríamos uma convivência mais bacana, sem brigas e discussões nas redes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Tem toda a razão!
    Por trás da premissa da liberdade de expressão, as pessoas estão a exercer a "liberdade de excreção", em que elas só põem pra fora o que lhes interessam, agindo como uma ativista do seu próprio direito e sem se preocupar com o direito do outro. Tem dias que é absurdamente impossível usar a sua própria timeline de tão cheio de imposição das regras dos outros e tanta opinião sem fundamento. Há muito que discussão sadia deixou de estar presente nas redes sociais e, algumas vezes, em rodas de conversa tb. Digo e repito, o mundo não carece de amor, amor tem até demais, povo só não sabe o que fazer com ele. O mundo carece de empatia.

    ResponderExcluir
  5. A internet trouxe muita coisa boa, mas também trouxe muitos conflitos antes inexistentes. Muitos sentem-se mais seguros por estarem do outro lado de uma tela e falam o que vêm a cabeça sem se preocuparem com o como aquilo será recebido pelo outro.
    Por trás de um falso conceito de que a internet é brincadeira e não faz realmente diferença na vida do outro, vidas são destruídas por comentários desnecessários e, por vezes, mentirosos.
    Seu post ficou ótimo, principalmente o que tem o link para ver os efeitos do mau uso da rede. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que essas notícias falsas se chamavam hoaxes... achei muito legal a postagem, fico chocada como tem gente que não sabe nem que escrever só com letras maiúsculas equivale a gritar, isso me enlouquece porque praticamente ouço o grito quando leio algo escrito assim... nem comento sobre ofensas gratuitas e discussões desnecessárias. Muitas vezes falta o mínimo de bom senso.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Alessandro, tudo bem?
    Achei muito importante você falar sobre esse assunto. Recentemente li um livro que falava sobre crimes na internet. Temos que ter muito cuidado com o que postamos sim. Sobre discussões, independentemente de ser internet ou não, acho que está faltando mais amor entre as pessoas.Para que perder tempo brigando? Cada um tem uma opinião sobre um assunto, é só uma maneira de pensar, não entendo porque alguém possa se ofender quando alguém pensa diferente de você. Gostei muito da sua postagem. Traga outros assuntos.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  8. OOi
    Gostei bastante de seu post! Muitas pessoas acham que a internet é livre, ne nela pode fazer o que quer. Felizmente, não é. Se mesmo tento leis que condenem ainda ocorre tanta coisa ruim, imagina se não tivesse.
    Também gostei bastante desse 6, antes de fazer qualquer coisa temos que pensar bastante!
    Ótimo post!
    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Concordo com tudo, é tento colocar em prática sempre isso. A Internet é um lugar onde estamos muito expostos hj em dia, temos que usar com muito cuidado e bom senso. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o seu texto, tenho conversado bastante com os amigos sobre isso... As Redes Sociais viraram extensões dos nossos seres, não rola a desculpa "mas só disse isso pq foi na internet".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...