Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
4

Meia-Noite na Austenlândia: "Abadia De Northanger" homenageada

Autora: Shannon Hale
Editora: Record
Ano: 2015
Páginas: 320
Nota: 4,9/5
Sinopse: Charlotte Kinder é bem-sucedida nos negócios, mas não no amor. Tentando se reerguer após um doloroso divórcio — e ainda obrigada a ver o ex-marido se casar com a amante —, ela passa a enfrentar o mundo dos programas arranjados com homens desconhecidos. Sem esperanças, se presenteia com duas semanas na Austenlândia, uma mansão interiorana que reproduz a época de Jane Austen. Lá, todos devem se portar de acordo com os costumes da Inglaterra regencial, ou seja, homens são perfeitos cavalheiros e o espartilho é item obrigatório nos trajes de uma dama. Porém, na verdade, os homens são atores, contratados para entreter as hóspedes.
Todos em Pembrook Park devem desempenhar um papel, mas, com o passar do tempo, Charlotte não tem mais certeza de onde termina a encenação e começa a realidade. E, quando os jogos na casa se mostram um pouco assustadores, ela descobre que talvez nem mesmo o chapéu mais bonito poderá manter sua cabeça grudada ao pescoço. Ao contrário do que se poderia pensar, Pembrook Park se revela um lugar intimidante, e a experiência de Charlotte passa a ser muito diferente da descrita no pacote de férias.
Eu sou muito fã de Jane Austen e depois de ler praticamente tudo que foi escrito pela autora, o que sobrou? Procurar ler tudo relacionado à sua obra.

 E aqui estou no segundo livro da série Austenlândia, onde um hotel (meio parque de diversões) de luxo recria o universo da autora em absolutamente tudo: trajes, cenário, comida, justamente para deixar os hóspedes completamente imersos no mundo dos livros da autora.

Enquanto o primeiro livro remetia a “Orgulho e Preconceito”, o segundo é claramente inspirado em “A Abadia De Northanger”. Charlotte, a personagem principal, nada mais é que uma Catherine Morland (protagonista de Abadia), mais madura, vivida e ainda assim com mesma imaginação da primeira.

Essa hóspede da vez, passou por um divórcio nada fácil e foi para a Inglaterra com a intenção de viver uma experiência diferente, mas uma imersão em uma vida completamente distinta da que está acostumada como uma empresária de sucesso a fez imaginar as mais mirabolantes teorias a cerca de um crime, que não sabemos se ocorreu ou não, à la Agatha Christie, outra dama inglesa da literatura.

Até que ponto sua teoria é fruto da imaginação, ou realidade? Essa pegada de mistério foi um grande ponto positivo para o livro, a autora também manteve todo o humor que apareceu no primeiro, e claro que funciona, porque seria mais bizarro do que crível uma recriação do século XVIII em pleno século XXI, se não houvesse o elemento do humor em sua obra.

Precisamos falar dos personagens secundários, alguns já conhecidos e outros novos, e eu realmente os adorei. Interessantíssima a jovem doente que vai passar alguns dias em Austenlândia, eu simplesmente amei a verdade sobre ela. Ah sim, claro que nossa mocinha se apaixona. 

Enfim, um bom romance para fãs de Jane Austen como eu.

Nota: 4/5


4 comentários:

  1. Nunca ouvi falar nesse livro, mas já me encantei. E acho que seria muuuito bacana se houvesse um lugar assim pra nós, leitoras, nos sentirmos dentro de um romance de época. Eu iria adorar! Kkkkk
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Boo, desde o primeiro volume que ainda não li, mas tenho muita curiosidade estou de olho nesses livros. Tenho um pouco de receio, pois li uma adaptação moderna de Orgulho e preconceito, chamado o diário de Lizzie Bennett e não fui muito com a cara da obra, não que tenha destetado, não, mas não amei tb..
    Gostei muito dessa premissa do hotel e do mistério envolvido, acho que pode ser bem promissora essa leitura.
    Coloquei na minha lista, amo livros irreverentes!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do blog, já tem nova seguidora! beijosss

    literalizza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Poxa, estou com esse livro em casa, na fila para ser lido. É ótimo saber qhe você gostou tanto e que os personagens, mesmo os secundários, são bem trabalhados.
    Agora estou ainda mais curiosa em relação ao crime e à menina doente.
    Vou passar esse livro na frente dos outros agora.rsss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...