Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
6

Opinião - O mundo está ficando mais intolerante?


Hoje em dia, qualquer comentário em uma rede social pode se tornar uma guerra de opiniões, na qual não só os argumentos são atacados, mas principalmente os detratores. Será que, o mundo está ficando mais intolerante?

Percebe-se que o acesso à informação nunca esteve tão fácil. Basta um clique e uma infinidade de textos é disponível: não sabe o significado de uma palavra? Tem dúvida da ortografia? O texto está em um idioma que não conheço? Tudo bem, o doutor Google resolve todo esses problemas para nós em milésimos de segundo.

Além disso a educação formal tem se difundido muito no Brasil; depois de universalizar a matrícula para os alunos regulares a partir dos 07 anos, o governo agora está conseguindo matricular os alunos especiais (Fonte: Ministério da Educação) e alunos a partir de 04 anos (Fonte: EBC) em números nunca antes vistos.

Com toda essa informação, era de se esperar que as pessoas pensassem mais e fossem mais abertas ao diálogo. Mas, não é isso que está se vendo: se você defende o Governo Federal, automaticamente é taxado de "petralha", "vagabundo", "que vive de esmola" ou algum adjetivo do tipo; da mesma forma, quem critica a Administração Pública, já vira "coxinha", "imbecil", "não quer perder a empregada barata" etc e tal.

E não é só na esfera política que as discussões andam acerradas e nervosas, qualquer assunto: redução da maioriodade penal, pena de morte, direito das minorias, uma questão do ENEM com uma frase de Simone de Beauvoir, veganismo etc. As pessoas não querem mais ouvir o argumento das outras e apelam para o ad hominem (falácia que consiste em atacar a pessoa e não seus argumentos).

E quando se trata de notícias de grande comoção, a coisa só piora: houve uma tragédia na França e outra no Brasil? Em vez de se solidarizar com ambas e procurar uma forma de ajudar, o melhor é atacar quem coloca uma bandeirinha da França na foto de perfil porque está valorizando mais a tragédia europeia; se os jornais noticiam um atentado terrorista em algum país, o negócio não é se solidarizar mas falar que atentados acontecem na África ou qualquer outro lugar todos os dias. A imprensa não noticia algo que o telespectador acha relevante, é mídia golpista, vendida, alienante etc.

Essa reação acerbada, é sinal dos fins dos tempos? Fruto da precarização da Educação? Sintoma de um povo interesseiro e mal educado? Talvez, uma soma de todos esses fatores, ou quem sabe nada disso é novidade é só está se tornando público devido a facilidade de se publicar o pensamento juntamente com o efeito manada (O que é efeito manada?).

Minha teoria é a seguinte, antigamente quando uma pessoa tinha uma ideia bem estranha e preconceituosa, guardava-a para si e no máximo falava com pessoas próximas, com receio de ser taxado de ignorante (em muitos casos falava em tom de piada em público). Com a internet, ele pode vociferar a vontade e de forma anônima, sabendo que os seus detratores não podem fazer nada contra ele, nem mesmo contra sua honra. 

Da mesma forma, a pessoa que não via suas ideias expressas por outras pessoas, ao encontrar um grupo falando algo que ele concorda, se sente seguro para falar a besteira que quiser - afinal não é só a opinião dele, é a opinião de seu grupo.

Assim não creio que estamos mais intolerantes; o que acredito é que a Internet expõe em escala bem maior o melhor e o pior das pessoas, existe muitos sites bons e projetos de apoio colaborativo bem legais na internet, a Wikipédia e as outras wikis são um bom exemplo, só que esses projetos não chocam e por isso não chamam tanto a  atenção.

6 comentários:

  1. Oi Alessandro, tudo bem?
    Vivemos uma época difícil, cheia de intolerância, violência, e pessoas querendo ser donas da verdade. Um mundo caótico a meu ver. E o que mais me preocupa e deixa triste á a total inércia de nossa sociedade, principalmente aqui no Brasil onde o povo carece e muito de educação e bons princípios.
    Espero que as novas gerações que estão por vir, possam encontrar um mundo mais justo e socialmente com mais paz e bondade.
    Tá difícil viu? Ótimo texto.
    Abraço e sucesso.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. é extremamente complicado falar sobre qualquer coisa hoje em dia, porque tudo que vamos debater ou discutir acaba entrando em conflito e gerando alguma polemica. Temos que pensar muito antes de falar.
    Mas acho que é realmente importante a atual movimentação que existe, para a desenvoltura de tudo..
    Vlog :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Alessandro!
    Muito bom seu texto! Eu não tenho mais paciência com esse tipo de discussão, simplesmente ignoro... Prefiro gastar meu tempo lendo livro e navegando nos blogs ;)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você ao ler seu texto. Não acho que o mundo esteja mais intolerante, mas que as opiniões estão mais facilmente expostas e também criticáveis. Afinal, qualquer coisa que você posta, pode ter uma reação automática.

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela escolha do tema para esse post. A temática é realmente bastante complexa de ser abordada e você o fez de forma muito boa.

    Também não acho que as pessoas estão ficando mais intolerantes, mas apenas que estão expondo mais seus pensamentos. Muitos o fazem mesmo sem saber sobre o assunto que estão falando, apenas repetindo o que ouviram os outros dizerem pelo prazer de também mostrar ter opinião sobre aquilo, o que torna a coisa ainda mais complexa e perigosa.

    Mari

    conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ótimo tema... alias uma boa contextualização da situação que vivemos!

    Eu acredito que a internet, principalmente as redes sociais, dão a falsa sensação de juizes da verdade para quem possui "verdades absolutas"!

    Sou adepto do seguinte ponto de vista, de que a única certeza nesta vida é a de que morreremos, o resto, depende da situação, ponto de vista, experiencias, etc.

    Mas infelizmente muitos se sentem na posição de certos, corretos... enfim!

    Redes sociais, como qualquer outra ferramenta de comunicação é uma faca de dois gumes, tudo depende de quem a manuseia e como...

    Parabéns pelo post e obrigado pela visita ao meu Blog
    Sucesso

    Luís Fernando
    Muito Além das Aspas
    http://muitoalemdasaspas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...