Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
1

Morte no Nilo: Típicas Férias de Poirot

Autor: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2014
Páginas: 248
Nota: 4,5/5
Sinopse: Hercule Poirot participa de uma viagem de navio pelo Egito quando um assassinato acontece. O detetive entra em ação para tentar montar mais esse quebra-cabeça. Publicado a primeira vez em 1937
É o segundo livro da maratona Agatha Christie que estou participando e sim, estou ficando cada dia mais fã da autora. Vou fazer a resenha entrando o mínimo possível na sinopse.


Ler os livros da Agatha é um treino de memória, no início ela se dedica na descrição dos personagens, apresentando-os em sequência e são sempre numerosos, claros, para multiplicar o número de suspeitos e já podemos vislumbrar as insinuações do futuro crime. Outra característica que percebi é como ela dá importância aos fatos que antecedem o assassinato, mas sem embromação, podemos de antemão recolher muitas pistas ali, ainda com 22% de leitura feita ficamos com aquela tensão por já saber que alguma coisa está para acontecer. Como sou uma pessoa que gosta de ler livros de mistério sem nem ao menos ler a sinopse (eu recomendo) fiquei apreensiva com quem seria assassinado, até ali ninguém é perfeito e sempre há de se desconfiar de quem tem a reputação ilibada.

Poirot está de férias em uma excursão de Navio pelo Rio Nilo, mas mesmo de férias, o detetive não descansa e mantém sua mente aguçada e é frequentemente consultado por sua inteligência e excentricidade. No livro não contamos com  a presença do Capitão Capitão Hastings, (que faz o estilo de Dr. Watson do Sherlock), aqui substituído pelo Coronel Race, confesso que senti falta dele, uma vez que no último livro que li (O Mistério Caso de Styles resenha aqui) ele era uma espécie de alívio cômico. 

Um livro curtinho, bem rápido de ler, quanto ao crime e a resolução dele, eu confesso que já suspeitava, ainda assim a maneira como foi elaborada e resolvida foi surpreendente, principalmente o desfecho final, que encerrou com chave de ouro as férias de Poirot.

Nota: 4/5

Um comentário:

  1. Oi
    que bom que gostou da leitura, parece ser um livro interessante
    tenho que dar outra chance a autora, uma vez comecei a ler um livro dela e abandonei.
    Sempre vejo muitos falarem bem da autora, vai que eu comecei pelo livro errado.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...