Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
1

O Demonologista: O Demônio no meio de nós



Autor: Andrew Pyper
Editora: DarkSide
Ano: 2015
Páginas: 320
Nota: 3,9/5

Sinopse: O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.

Do Dr. Fausto a Riobaldo (de Grandes Sertões: Veredas), a Literatura está cheia de personagens que procuraram o Diabo com diversas finalidades e, na maioria dos casos, após perceber o alto preço que este ser cobra seus pactos, a pessoa procurar uma forma de evitar o demônio. Nessa obra os papéis se invertem, uma pessoa que não procurou e nem quis fazer acordo com o Demônio, se ver obrigado a procurá-lo pelo país inteiro e disposto a encontrá-lo a qualquer preço, mesmo sem ter feito nenhum pacto.


O enredo é interessante e há algumas inovações, porém preciso dizer que a história é comum: acompanhamos o professor David Ullman, um especialista em mitologia e narrativa religiosa judaico-cristã, apesar da formação é cético, que vive de explicar simbologias em escritos antigos a seus alunos. Embora não seja uma pessoa feliz e sinta que é diferente das outras pessoas, o professor Ullman mantém uma vida normal com sua esposa e sua filha, e convivendo com sua melhor amiga e confidente Elaine O’Brien.
Sua vida começa a mudar quando uma mulher misteriosa o procura com uma proposta irrecusável: ele ganharia uma fortuna para ir à Veneza (com tudo pago, passagem e hospedagem em hotel de luxo para dois, ele e a filha) observar um fenômeno e dar sua opinião profissional. Após um tempo de reflexão e sua esposa o abandonar pelo amante, ele decide ir.
Os fatos que acontecerem em Veneza fazem com que ele repense sua crença no Diabo e passe a procurar sinais dele, viajando no país inteiro. Na sua mente, o demônio manda mensagens através de trechos do livro O Paraíso Perdido de John Milton; essa obra escrita na Idade Média é um poema épico na qual Lúcifer e Adão questionam a Deus sobre a criação do universo e o castigo que ambos sofreram do criador.
Desde a epígrafe até o último capítulo, vários trechos dessa obra são citados no Livro e é através destes trechos que o professor Ullman investiga diversos fenômenos que aparentemente não possuem relação nenhuma com ele, sua busca ou qualquer coisa, mas que em sua mente atormentada fazem todo sentido e passam uma mensagem que o ajudarão em sua busca.
Nessa jornada, ele tem certeza que está certo mas precisa convencer a si mesmo e O'Brien que não está louco, que tudo faz sentido e que sempre esteve errado sobre o supernatural.
O livro possui muitas passagens perturbadoras, eu por exemplo abalado, pois o leitor assim como David, tem certeza que o Mal existe e que tem poder de agir no nosso mundo para perturbar a paz daqueles que se deixam dominar.
Preciso contestar o que ele diz. Porque o que acontecer depois vai decidir tudo. De alguma maneira eu sei disso. É crucial não deixá-lo perceber que eu penso que pode não ser uma doença mental. Isso não é real. A fórmula para tranquilizar uma criança que lê uma história de bruxas ou gigantes. Isso não existe. Não se pode permitir que o impossível leve vantagem sobre o possível. Você resiste ao medo negando-o.

De maneira geral, o leitor pode adivinhar muito do que está acontecendo e os rumos que a História toma, embora o final seja um pouco forçado para que tudo acabe bem. Mas, nada disso tira o prazer de ler uma história envolvente, que prende o leitor até a última linha.

Um comentário:

  1. Oi Alessandro!
    Que pena que o livro só ficou na média, eu estava com expectativas bem altas em relação a ele. Acho melhor deixá-las de lado antes de ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...