Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
9

A Jovem Alessia: O Amor vencendo as barreiras.

Autor: Louise Bennett
Editora: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda
Ano: 2016
Páginas: 378
Nota: 4/5
Sinopse: França, século XVIII. Alessia é uma jovem simples e inocente, que vive numa fazenda vinícola com o pai, um conde amargurado que não tem carinho pela filha. Convidada pela princesa Anna, Alessia vai passar uma temporada na corte do rei Henri, seu padrinho, e lá se apaixona pelo jovem capitão Marcus de Lanpré, principal oficial da guarda real e braço direito do rei. Sofrendo por um amor impossível, já que era nobre e Marcus, um plebeu, Alessia enfrentará muitos obstáculos.
O Brasil, definitivamente, se rendeu aos Romances de Época. Eles saíram do espaço restrito das bancas de jornal, ganharam status, qualidade editorial e destaque nas maiores livrarias, multiplicando a quantidade de fãs e títulos lançados no país.

Não sem tempo, os autores nacionais estão começando a despontar no mercado. Ainda que timidamente em forma de publicações independentes, encontramos vários títulos em e-book à venda na Amazon.  Foi quando um título e uma bela capa chamou minha atenção: “A Jovem Alessia” de Louise Bennett, pseudônimo da paulista Heloísa Helena.

O livro narra a história de Alessia, afilhada do rei que, teoricamente, deveria ter a oportunidade de usufruir dos benefícios da corte, só que vive isolada na fazenda onde foi criada, mantida por seu pai sem receber a educação necessária a uma dama do seu status, sem ganhar vestidos novos e impedida de frequentar a corte, apesar de tudo isso, e a contragosto de seu pai, a moça era bonita, educada, generosa e acima de tudo: querida pelo Rei e sua filha. Que com a ajuda destes, tenta viver seu grande amor com Marcus De Lanpré. 

Os personagens secundários são muito bem elaborados, é impossível não amar a princesa Anna e não sofrer com ela. Nesse ponto, a autora foi muito realista, não há romantismo na vida do Rei e da Princesa, que como se sabe bem, na época, não poderiam abdicar dos deveres reais em proveito próprio -mesmo para um Rei bondoso e diplomático como Henri - o amor verdadeiro sempre é renunciado, em favor da política do reino.  

O livro é dividido em duas partes, e existe uma grande diferença entre elas, enquanto a primeira parte é focada na aproximação de Marcus e Alessia; a segunda é baseada na vida deles na corte: com suas intrigas, mentiras e segredos. E haja segredos, pois aquelas histórias dariam um ótimo livro à parte.

O contexto histórico foi muito bem construído, nesse ponto não vou procurar veracidade, pois apesar de um Rei bondoso e condescendente demais (mesmo que para sua motivação), de ser ambientado na França e não na Inglaterra como estou acostumada a ler, o cenário me convenceu. O que é muito importante em se tratando de romance de época.

Por fim, é um ótimo livro para se ler e belíssimo para se ter na estante, no qual podemos tirar algumas lições de nossa heroína romântica Alessia, o amor e o altruísmo serão sempre recompensados no final.

Nota: 4/5

Entrevista com a autora Louise Bennett (Heloisa Helena)

Quem é Louise Bennett, ou melhor, quem é Heloisa Helena? Conte um pouquinho sobre você:

Olá! Louise Bennett é meu pseudônimo, meu nome verdadeiro é Heloisa Helena. Provavelmente vocês vão perguntar por que usar um pseudônimo, certo? É que sou tradutora profissional, e traduzo muitos livros. Assim, resolvi fazer uma diferenciação. Assino com meu nome completo nos livros que traduzo e uso o pseudônimo nos livros de minha criação.

Claramente, pelo seu pseudônimo, você é fã de Jane Austen. Por que escrever um livro ambientado na França?

Pelo pseudônimo ou pelo gênero do livro? J Não teve motivo específico. Poderia ter sido Inglaterra, ou um país fictício (na verdade, é numa cidade fictícia). Mas eu acho a França um país lindo (se bem que nunca tive a oportunidade de visitar) e um belo cenário para um romance.     

Você considera “Jovem Alessia” um romance histórico ou romance de época?

Romance de época. Há poucos dados realmente históricos, só os que defini na introdução do livro é que são dados históricos.

Na descrição do livro no Skoob há uma informação que você se inspirou em romances juvenis da literatura internacional; tais como “Ivanhoé”, “O Conde de Monte Cristo” e “Mulherzinhas”, o quanto essas obras influenciaram a “Jovem Alessia”?

Influenciaram bastante. Eu acredito que tudo o que lemos e estudamos contribuem para criar nosso “eu”, ou o modo como vemos a vida. 

Qual foi sua fonte de pesquisa para escrever o livro?

Apenas a Internet.

Há uma breve discussão filosófica entre Marcus e Alessia, sobre crença e espiritualidade. Podemos deduzir, que o amor à primeira vista dos dois foi relacionado a vidas passadas? 

Sim. E podemos deduzir também que os dois são almas gêmeas, dado o amor e sintonia que sentem um pelo outro.

Quando será lançado o livro físico de “A Jovem Alessia” ?

Em 30 de abril de 2016, na Livraria Leitura do Shopping Parque Dom Pedro Campinas, às 15:00hs. Mal posso esperar!

 Qual será seu próximo projeto literário?

Já está em andamento. Estou na metade de meu novo livro, cujo título é “O Capitão e o Paraíso”. Trata-se de um romance também de época ambientado no Caribe, na época dos grandes piratas. Muita emoção, aventura e um romance conturbado e, ao mesmo tempo, sexy

9 comentários:

  1. Olá!

    Romances de época não são meus favoritos, então dificilmente o leria. Mas adorei a entrevista com a Louise. Ela pareceu ser super simpática e as perguntas foram super pertinentes - e finalmente entendi a diferença de romance de época e romance histórico, rs.

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Sou doida para ler esse livro...hehe' adoro romances de época, então quando vi esse livro já quis lê-lo. França é mesmo um ótimo cenário para romances, apesar de que eu acharia qualquer lugar um lugar ótimo para romances o.O Estou doida para ler esse livro ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá... tudo bem??
    Confesso que meu interesse ficou no novo livro da autora... adoro piratas rs...
    Bom eu gosto de romance de época... mas infelizmente não me senti cativada por esse... claro que a gente leva em consideração toda a pesquisa, pois compor uma obra com o passado, temos é mesmo que pesquisar... que bom que gostou do livro... eu achei a autora bem simpática e desejo muito sucesso a ela... Xero!

    ResponderExcluir
  4. Olá se não me engano tenho esse livro no Kindle, adorei a resenha, com certeza os romances de época vem de vez conquistando corações e prateleiras (pra nossa alegria).
    A autora parece ser uma fofa! Com certeza se eu não tiver vou querer ter essa obra para ler e me deleitar com a escrita de época.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oii
    eu li esse livro e também gostei, achei bom e que não ficou aquela enrolação para a Alessia e Marcus ficarem junto, o que me irritou um pouco foi aquela guerra desnecessária que acabou colocando muitas vidas em riscos, eu gostei da escrita da autora e achei envolvente.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá *-*
    Estou MUITO curiosa para ler esse livro, acho a capa muito linda e a premissa encantadora.
    Adorei sua resenha e concordo que os brasileiros tem se rendido ao gênero, o que é ótimo, pois é um gênero maravilhoso.
    Adorei a entrevista e conhecer um pouco mais da autora. Preciso garantir meu exemplar logo.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Estou amando que os Romances de Época estejam conquistando o mercado literário porque eu amo o gênero, mas não conhecia esse título. Gostei de saber que é de uma autora nacional e que se passe em um ambiente diferente, a França. Depois que li sua resenha é que me atentei que quase todos os que li se passam na Inglaterra.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito quando os livros apresentam personagens bem elaborados e consistentes, mesmo quando são os secundários. Isso é ótimo. A premissa dessa obra é bastante interessante e, concordo com você quando diz que finalmente os livros desse gênero estão tomando mais espaço também na literatura nacional atual. São estilos muito gostosos.

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito de história de época e essa capa tá LINDA, muita vontade de ler.
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...