Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
7

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares


Autor: Ransom Riggs
Editora: Leya
Ano: 2012
Páginas: 336
Nota: 4/5
Sinopse: Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.
Ransom Riggs, o autor do livro, possui um hábito digamos “peculiar”, ele gosta de visitar brechós e lojas de antiguidades e adquirir retratos antigos de pessoas incógnitas.

As histórias daquelas fotografias de desconhecidos deixaram a mente do autor vagar a ponto de criar e ilustrar uma maravilhosa fantasia, que em breve surgirá nas telonas sob a direção de Tim Burton. 


O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é uma obra infantojuvenil, que conta história de um garoto abastado que vai atrás do passado de seu avô, sobrevivente judeu da segunda guerra mundial que contava histórias fantásticas sobre o orfanato em que viveu.

Repleto de fotografias do próprio acervo do autor e de outros colecionadores, algumas montagens bizarras e antigas, é o típico livro para se ter em mãos o exemplar físico.

O livro deslancha quando começa a jornada de Jacob em descobrir o passado do avô. Até a hora onde todo o mistério é desvendado é maravilhoso, após esse momento quando a aventura realmente começa, eu achei um pouco monótono, pois confesso que sou mais fã de mistério do que de ação.

A história, como bem avisa a editora na sinopse, é sombria, pois trata dos horrores da guerra e das peculiaridades dos órfãos que são um tanto quanto bizarras.

Vale a leitura? Claro que sim, a maneira que o autor casou as fotografias antigas e criação de seus personagens são fantásticas. Estou aguardando ansiosamente, quais fotografias ele ilustrará os próximos livros da série.

Nota: 4/5

Curiosidade: Ransom Riggs é casado com Tahereh Mafi, autora da série Estilhaça-me. O casamento se realizou em 2013 na livraria preferida do casal e o buquê da noiva foi feito com as páginas do livro de Ransom. <3



7 comentários:

  1. Primeiro, me surpreendi porque não sabia que era uma série. Segunda, eu não tinha a menor vontade de ler porque achava super assustador e apavorante, mas depois que vi o trailer (essa semana) percebi que não é bem assim, pode até ter um lado mais sombrio sim, as agora o terror que eu esperava (tipo o exorcista, atividade paranormal...) não acho que esteja presente e acabei ficando interessada na leitura. Parece ser mais sobre de aventura. Eu gosto de livros que relatem o ocorrido em guerras e acho que nesse ponto, eu me agradaria bastante mesmo tendo os tristes relatos e mostrando a situação dos órfãos. Enfim, quero ler =D

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Que fofinha essa foto do casamento! Não sabia do que se tratava o livro, mesmo tendo visto o trailer do filme. Esses livros que têm guerras são bem fortes, mas pretendo dar uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu já tinha ouvido falar sobre o livro, mas achei que se tratava de um livro de terror. Porém, depois que eu vi o trailer, fiquei super curiosa e quero muito comprar o livro. Desconhecia as fotos e fiquei com um tanto de medinho, principalmente com a do reflexo na água. Eu gosto tanto de ação e mistério e acho que os dois juntos vão deixar o livro incrível. Espero ler em breve.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou louca para ler esse livro fez tempo, porém o que vem me desanimando é o medo pelo que disse... Também sou mais fã de mistérios e suspense do que aventura juvenil, adorei a curiosidade no final, não sabia! E as fotos que ilustram o livro são magníficas vale por si a tentativa da leitura.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, gostei muito da curiosidade sobre a coleção do autor e o fato dele ser casado com a autora de estilhaça-me. ESte livro realmente é um tanto diferente do que imaginei, entretanto estou gostando bastante da leitura.

    ResponderExcluir
  6. Olá, li esse livro no ano passado, recebi de parceria coma editora e confesso que sou muito mais a capa da primeira edição que essa nova, a qual é igual a capa da versão americana, a antiga dava uma ar mais sombrio, além de uma prévia do que iriamos encontrar ao longo do conteúdo da obra, as diversas fotografias do acevo do autor.
    Adquiri o segundo volume essa semana, mas fiquei triste por ele ter sido lançado pela Intrínseca.
    O enredo é fantástico, de uma criatividade ímpar, mas estou contigo quando fala que preferia a parte do mistério...eu também não curti muito o desenrolar da coisa e o final para mim deixou a desejar. Vamos ver o que nos aguarda esse próximo livro. Já estou louca pra conferir a adaptação!

    Super beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá! Já tinha visto algo sobre este livro e sobre o filme! Fiquei realmente encantada. Adoro fotografias e este livro me deixou curiosa. fotografia antiga e ficção, adoro!

    Não sabia que era uma série, adorei mais ainda!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...