Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

Operação Red Sparrow: Sensualidade e Espionagem





Autor: Jason Matthews
Editora: Editora Arqueiro
Ano: 2018
Páginas: 452

Nota: 4/5

Sinopse: Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.




É um livro de espionagem diferente, diferente das obras ao estilo 007, que tem um herói e seu vilão bem definidos. Aqui temos alguns vilões, mas nenhum deles parece ser o grande inimigo, e dois pontos de vistas diferentes: Dominika e Nate, os dois parecem manipular e serem manipulados ao mesmo tempo, não se sabe quem é o gato e quem é o rato.

O começo do livro engana, parece uma história de uma bailarina qualquer que passa por dificuldades mas realiza seu sonho, só que essa impressão passa logo: já no primeiro ato somos surpreendidos com o acidente que a impede de continuar com a dança e, logo depois, a misteriosa morta de seu pai, que era o grande amigo de Dominika, sua perde gera um forte impacto na garota.

A partir daí a vida dela vira uma confusão, ela acaba recrutada por seu tio e entra em uma espécie de “escola de espiões” chamada Red Sparrow, só que uma escola diferente, que utiliza a sedução como principal arma.

Operação Red Sparrow é um livro de espionagem que coloca frente a frente as nações protagonistas da Guerra Fria: EUA e Rússia. Nessa história temos dois protagonistas, além da ex-bailarina, somos apresentados a Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA (agência de inteligência dos Estados Unidos), responsável por acompanhar todos os passos do espião mais importante para os EUA. Os dois se aproximam, e sabem quem são e o que querem, precisam então agir com cuidado para não entregar demais de sua missão mas entregando o bastante para ganharem a confiança.

O livro é bem descritivo, chega até cansar em alguns pontos tantos detalhes de tudo, e se passa em diferentes POVs, por isso pode cansar um pouco. Se isso acontecer, resista o final é surpreendente e vale a pena chegar até ele. Existe humor, até mesmo em cenas sérias, o que deixa tudo ainda mais leve. Os personagens são bem cativantes, irônicos e bem construídos, ah e não pense que Dominika é submissa e está perdida nesse mundo, ela não aceita tudo que lhe mandam fazer e sabe quando e porque precisa usar os conhecimentos adquiridos na Red Sparrow.

Só não gostei muito da capacidade de Dominika de perceber quem é “mal” e quem é “bom” através de cores, o que além de ser inverossímil, tira qualquer dúvida e aquele ar de mistério de “será que ela realmente deve confiar nessa pessoa? Será que não é um traidor?”, lembrando que ela era apenas uma bailarina sem muita malícia e novata no jogo de poder da Espionagem Internacional, seria mais coerente e real que ela se sentisse um pouco perdida com relação em quem confiar.

No geral eu gostei do livro e recomendo sim a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...