Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
13

Porque sua filha deve assistir os Filmes da Barbie


Os produtos da franquia Barbie geralmente são acusados de serem má influência para as meninas, por incentivarem o consumismo e a busca por um padrão de beleza inatingível, que gera frustração, e de ser o estereótipo de uma pessoa de valores vulgares, sem preocupações sociais que vão além do guarda-roupa. Mas, será que tudo isso é verdade hoje em dia? E os produtos de outras franquias concorrentes, são melhores nesse quesito? Hoje vamos discutir mais um assunto polêmico e tentar desfazer outro mito. 

Vamos começar a discussão analisando a família dela, como mostrado no seriado Life in The DreamHouse, a Barbie mora com suas irmãs menores em uma casa, as três dividem sozinhas uma mansão chamada "Casa dos Sonhos". Ou seja, ela é a chefe de uma família só de mulheres, elas não precisam de um homem para sustentá-las e muito menos de uma figura masculina para as proteger, ou para qualquer outra coisa. Além disso, todos os personagens masculinos são secundários e correm atrás dela, em nenhum momento isso é visto como estranho ou diferente, ou seja, no seriado é normal uma mulher sozinha ser chefe de família e ser determinada e autossuficiente, se isso não é empoderamento feminino (o famoso girl power) eu não sei o que é.

Outra coisa interessante, mostrado tanto nesse seriado como nos filmes, é a total ausência de romances: ela tem um namorado o boneco Ken, mas a sua vida não gira em torno disso, ela não “corre atrás” dele, não demonstra ter ciúmes e nem deixa de fazer nada por causa disso e essa relação não é determinante para coisa alguma na história. Em nenhum dos filmes que eu conheço, assisti a muitos mas não a todos, ela não se apaixona por ninguém, as relações entre os homens e mulheres são sempre pautada na amizade e respeito mútuo e é bom para as crianças de ambos os sexos aprenderem isso: que homens e mulheres podem ser amigos sem segundas intenções, com ambos se respeitando e se dando bem.

Sobre a aparência, é verdade que ela é retratada como um ideal de beleza irreal, assim como a Polly Pocket, as Princesas da Disney e qualquer outra personagem feita para ser boneca. Afinal, elas foram feitas para serem vendidas, e as pessoas compram que consideram bonitas. Então, em vez de atacar o produto (a Barbie), é preciso educar a sociedade a mudar essa mentalidade. Hoje já existem bonecas da Barbie representando várias diferenças: negras, gordinhas e até com síndrome de down, só que é preciso que elas sejam vendidas para que o investimento dê retorno e haja mais investimentos tanto na produção quanto em publicidade, e aí entram os filmes.

Sobre as roupas, uma coisa que sempre me chamou a atenção é que ela não é tão sexualizada como a maioria das personagens femininas de desenhos animados voltadas ao público feminino. A título de comparação, vamos analisar as roupas das personagens do núcleo dela e do Clube das Winx, outra franquia famosa que as meninas assistem:


Observe como as roupas das personagens da Barbie são mais “comportadas”, não andam com a barriguinha de fora, não tem “tomara que caia” e as saias e shorts embora sejam curtos não são tão “sexies” quanto as das Wingx. E todas as personagens da Barbie são modelos, falam que essas roupas são bonitas e estão super na moda.

Além de todos esses aspectos, outra coisa que chama muito a minha atenção e a sororidade entre ela e as amigas, elas são competitivas quando é necessário: estão em alguma competição esportiva, mas quando não estão deixam as diferenças de lado e não querem “passar a perna” uma nas outras, a única personagem que tenta “roubar" o namorado da Barbie é a Raquelle, mas ela é a antagonista e este comportamento é repudiado por todas, não é apresentado como “coisa de mulher” que deve ser aceito como normal. 

Por tudo isso, eu não só deixo como incentivo à minha filha a assistir os filmes e o seriado da Barbie e recomendo a todos os pais de meninas a fazerem o mesmo.

13 comentários:

  1. Nossa super interessante essa análise..nunca tinha parado para observar e ater a imagem da mulher forte e independente que essa boneca representa..Recomendo sim a Assistir aos filmes agora
    ..

    ResponderExcluir
  2. Gostei dos comentários que você fez sobre a Barbie, sempre gostei dos filmes dela alguns conheço a trilha sonora e me pego cantando. Mas confesso que não curti o comentários sobre roupas comportadas, uma mulher livre pode escolher a roupa que veste e deve ser respeitada. Gosto muito das Winks também e acho correto o figurino delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pandora, obrigado pelo comentário.

      Eu concordo que uma mulher pode escolher que tipo de roupa vestir e deve ser respeitada, claro. Só acho mais saudável evitar a sexualização precoce das crianças, e isso começa quando as referências dela são personagens que vestem roupas provocantes.

      Excluir
  3. Olá!
    Gostei muito do seu texto.
    Mas discordo com vc sobre alguns pontos. Vc fala sobre o Ken, que não há ciumes e etc... Isso já mostra um tipo de irrealidade, uma perfeição jamais alcançada. Quanto as princesas nos contos de fadas. Sim! São sempre belas, mas ao se analisar os simbolismo, estão mais perto da realidade do que a Barbie.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Eu adoro e sempre adorei a Barbie, seja com os filmes ou as bonecas, mas nunca fiquei querendo ser como ela. Nem mesmo me perguntava porque (na época) todas as barbies tinham o mesmo corpo, a mesma cor de olho e de cabelo, afinal, estava brincando e era o suficiente. Sempre gostei dos filmes exatamente pelo o que você disse: ela não fica correndo atrás de homens, e o foco principal da maioria (senão todos) dos filmes é a amizade ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto! Nunca tinha parado para analisar tal comportamento!
    A Barbie hoje em dia é o menor dos problemas, existem animações e filmes que se dizem infantis, mas de inocente não tem nada.

    ResponderExcluir
  6. Olá adorei o texto, eu nunca tinha visto essa série animada da Barbie, sempre assisti as animações em vhs com a minha irmã mais nova e gostava das lições e ensinamentos ao final, mostrando como as crianças deveriam valorizar a amizade e lutar por seus sonhos.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  7. Não sabia da existência desse seriado, dos filmes só ouvi falar, não tenho filhos nem crianças próximas em idade de assistir para recomendar, mas achei seus argumentos bem pertinentes e com certeza recomendaria. Essa foto aí comprovou, fala sério, acho realmente desnecessário sexualizar personagens de desenhos infantis.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Amei seu texto e concordo com o que foi dito. Sempre assistia com a minha irmã os desenhos da Barbie e assisto hoje com a minha filha. Gosto da mensagem positiva que ela passa. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oii,

    Muito bacana essa sua análise. Assisti muitos filmes da Barbie (porque gosto mesmo e não tenho filhos..hahaha) e realmente tudo o que disse é verdade. Sem contar que o lema dela é um fator determinante não só para as crianças, mas acredito que para as mulheres também que é: "Seja aquilo que você quer ser". Parabéns.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Alessandro, tudo bem?
    Não sabia dessa discussão. Quando eu era pequena eu brincava de barbie e vou lhe dizer algo: nunca me passou pela cabeça que ela era um modelo de beleza a ser alcançado. Acho que a minha geração era mais inocente, infantil mesmo. Para mim era só uma boneca, mas nada. Adorei seus argumentos, você fundamentou muito bem.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Não sei se é porque não estou inserida nesse mundo de pais, mas não sabia de toda essa polêmica. E também nunca tinha analisado tudo isso, nem quando era criança. Acho corretíssimo o que você disse. Acho importante deixar as crianças verem que necessário ser firme e decidido.

    Abraços!
    Gaby

    ResponderExcluir
  12. Oi Alessandro, tudo bem?
    Eu gostei muito do seu texto e concordo com ele. Minha filha sempre assistiu os desenhos da Barbie, brincou de Barbie e eu comprava todos os filmes para ela. Sempre gostei muito dos ensinamentos que eram passados. Abraço.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...