Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
8

Análise da Música “Perdendo os Dentes”


A banda mineira Pato Fu não chega a ser muito conhecida pelo público mainstream hoje em dia, o que é uma grande pena, pois suas letras são sempre inteligentes e abertas a múltiplas interpretações, tudo que falta nos hits tocados nas rádios atualmente. A música “Perdendo os Dentes” é um bom exemplo disso, sua riqueza começa no título, que uma pessoa desligada pode achar que não tem relação com o resto da letra, evidentemente isso não é verdade, uma criança perde seus dentes por volta dos 6-7 anos quando começa a perceber o mundo, ou seja, “perder os dentes” pode significar “entender a vida”.



Pouco adiantou/ Acender cigarro/ Falar palavrão/ Perder a razão

Observe como o eu lírico começa se lamentando por algo que ele defendeu, lutou tanto que chegou a “acender cigarro, falar palavrão e perder a razão”; mas apesar de tanta luta não teve resultado.

Eu quis ser eu mesmo/  Eu quis ser alguém/  Mas sou como os outros/  Que não são ninguém

Para que ele lutou tanto? Para “ser alguém”, ou seja, ser realizado, se sentir especial! Mas, como toda essa luta “pouco adiantou”, por isso ele é uma pessoa comum, igual a todo mundo que ele acha que “não são ninguém”.

Acho que eu fico mesmo diferente/ Quando eu falo tudo o que penso realmente/ Mostro a todo mundo que eu não sei quem sou/ Eu uso as palavras de um perdedor/

Como ele não se tornou quem queria, acabou se resignando a ser apenas mais um cidadão, igual a todo mundo, ele ainda pensa diferente da sociedade mas quando fala com alguém finge pensar igual a todos (“uso as palavras de um perdedor”).

As brigas que ganhei/ Nem um troféu/ Como lembrança/ Pra casa eu levei

Ele sente que suas conquistas não foram valorizadas por ninguém, nem por ele mesmo, por isso nem a lembrança sobra na figura de um troféu.

As brigas que perdi/ Estas sim/ Eu nunca esqueci/ Eu nunca esqueci

Já as suas derrotas, essas são sempre lembradas e estão constantemente lhe lembrando que ele é um perdedor.

8 comentários:

  1. Muito interessante! Adorei a forma como você fez essa análise. Muitas vezes estamos muito acostumados a escutar a música sem prestar atenção no que ela realmente está nos dizendo! Além de você trazer essa reflexão/análise super interessante dessa música, você acaba motivando as pessoas a refletirem e analisarem mais as músicas que escutam! <3
    Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito das suas análises musicais, você entende mesmo disso. Eu conhecia a banda Pato Fu quando ainda era ouvinte e gostava das suas letras. Mas naquela época eu estava no meio do meu aprendizado profissional em música e dança árabe, então ouvia muito pouco outros estilos. É uma pena que o brasileiro em geral esteja esquecendo sua cultura, não só essa banda, mas várias outras. Esperando pelas próximas análises!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, é a primeira análise música que vejo aqui - na verdade acho nunca havia visto. kkk Ameeei!
    Não conheço a banda, mas o nome eu me lembro de algum lugar. Por essas citações, as letras devem mesmo ser ótimas!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Alessandro, tudo bem?
    Estou impressionada, virei sua fã, adoro interpretações seja de musicas seja de livros. A sua análise foi perfeita. Eu conheço a banda, gosto muito deles, mas ultimamente não tenho acompanhado, eles já estiveram em evidência, agora nem tanto. Traga mais análises de músicas, vou adorar. Me marque que venho, com certeza.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei seu post, é difícil ver esse tipo de coisa...análises de letras de música. Confesso que não conhecia muito bem a música, e gostei bastante da análise ;)

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Nossa que legal ver um post sobre o Pato Fu, eu amo a banda e também lamento muito que ela seja tão pouco conhecida. Perdendo os Dentes é uma das minhas músicas preferidas deles e sua análise ficou ótima, parabéns!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Perfeito s2 ...eu tb fiz uma leitura para 2019 ...onde no calor do ódio fala-se muito pouco que de nada adianta tanta briga...com tantos problemas e derrotas da sociedade que não podemos esquecer.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...