Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
15

As Sombras de Longbourn: Além do conhecido

Autora: Jo Baker
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2014
Páginas: 456
Nota: 4,5/5

Sinopse: “As Sombras de Longbourn” é o romance dessas figuras invisíveis. Sob o comando da governanta e cozinheira sra. Hill, trabalham Sarah e Polly, duas jovens trazidas de um orfanato quando ainda eram crianças para trabalhar na casa. O mordomo idoso, sr. Hill, serve à mesa e divide a administração da casa com a sra. Hill. Os quatro formam um pequeno exército de empregados que labuta dezoito horas por dia para que a família Bennet de “Orgulho e Preconceito” goze do máximo conforto possível. A chegada de James Smith, um jovem lacaio recém-contratado, irá movimentar o andar de baixo da casa, revelando antigas tensões entre empregados e patrões.
Mais que uma mudança de perspectiva, um novo universo criado.

“As Sombras de Longbourn” é um livro inspirado no universo de “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen. Sensível, sem glamour e muito realista, o livro recria Longbourn, casa da solteira de Elizabeth Bennet onde as passagens do clássico são mencionadas.

Mencionadas, porque “Sombras” conta uma história nova, os personagens que tanto amamos estão lá, mas não estão em primeiro plano. Os acontecimentos suprimidos de “Orgulho” são narrados nessa obra, o que torna tudo mais interessante. Sabemos mais, por exemplo, sobre a loucura que se instalou em Longbourn quando a carta de Lydia chegou e também conhecemos mais sobre personagens com menos destaque, como as irmãs Kitty e Mary.

Porém, o livro é sobre os empregados de Longbourn, mas especificamente o foco é em Sarah, uma personagem com uma natureza linda e inquietante, uma órfã que foi criada quase como filha pela sra. Hill (fiel empregada da família Bennet e a única empregada que realmente aparece no clássico) e que deseja muito mais do que carregar latrinas e trabalhar tanto a ponto de ter as mãos esfoladas: Sarah deseja amar, conhecer lugares e ser feliz. A chegada do novo empregado, o misterioso James e do lacaio de Netherfield, trazem mais cor a sua vida e sobre os olhos atentos da protetora sra. Hill, Sarah sonha buscar sua felicidade.

Há também um mistério sobre a identidade de James, mistério que me deixou bastante surpresa, eu realmente não esperava, apesar do segredo ser o mais realista possível para a dura época em que os personagens viviam.

Comumente comparada a série de sucesso Downton Abbey, As Sombras de Longbourn vai além disso, eu realmente o associei aos maravilhosos livros de Tracy Chevalier em “Moça Com Brinco de Pérola” e a “A Dama e o Unicórnio”, pela recriação e pelo lirismo que Tracy fez, ao pegar detalhes tão conhecidos e criar “um mundo” praticamente novo, tão perfeito quanto Jo Baker.

Poucas vezes eu gostei mais do título brasileiro do que do original, como aconteceu dessa vez, já que a edição internacional se chama apenas “Longbourn”.  Como a própria autora em uma nota ao final do livro avisa, os personagens representados são apenas “presenças espectrais” no original de Austen, portanto, muito acertada a escolha brasileira, pois é isso mesmo que eles são: sombras em Orgulho e Preconceito, que ganham vida aqui em “Sombras de Longbourn”.

Ótimo livro para aqueles que querem uma narrativa sensível, realista e para novos detalhes do casal Darcy e Elizabeth, uma vez que eles pouco aparecem, e quando aparecem juntos, eles já são Sr. e Sra. Darcy, afinal, sobre eles nos já conhecemos e é uma outra história....

Nota: 4.5/5

15 comentários:

  1. Oi Gi,
    Ainda não conhecia esse livro, mas já estou o amando. Gostei muito da proposta, sempre quis saber mais detalhes sobre a reação da chegada da carta de Lydia. Só coloquei na minha lista e com certeza lerei em breve.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  2. Oi...
    Nossa eu não conhecia esse livro e pra falar a verdade me interessei demais pela história, é simplesmente demais ver um outro lado de uma história...
    Definitivamente ele está na minha lista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie, eu li esse livro há alguns anos e também gostei muito dele, por mostrar m lado desconhecidos, os empregados que antes eram só mencionados de passagem. Essa autora é muito boa, eu espero que ela escreva várias outras coisas.

    ResponderExcluir
  4. Só de saber que tem algo relacionado com Orgulho e Preconceito já quero!
    O que me deixa boquiaberta é o fato de não ter ouvido falar desse livro antes... como assim??? Adoro leituras assim... amei tua resenha e o fato de enfim encontrar novo pela blogsfera. ♥

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Acredita que nunca li Orgulho e Preconceito? Pois é. Pra falar a verdade o único livro da Jane que li foi Persuasão. Preciso, PRECISO ler outros dela.
    Mas, bem, pelo menos o filme eu já vi inúmeras vezes, não sou tão alienada assim rsrs. Gostei muito da premissa desse livro, da capa e fiquei beeem curiosa. Acho que super vale a leitura, claro, após ler Orgulho e Preconceito.
    Bjks
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  6. Oiiii, como vai?
    Ainda não tive oportunidade de ler Orgulho e Preconceito, mas confesso que até então eu me apaixonei perdidamente por esse livro que tu trouxeste hoje, parece aqueles que nos fazem apaixonar e viciar <3 além do mais sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. OLÁ
    Já ouvi falar do livro e parece ser uma leitura muito interessante que com certeza me deioxu curiosa e adorei essa capa, muito legal e o enredo também, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não sou fã de romances de época, mas aplaudo a autora por ter criado uma história com toques de clássico. E se comparam com Downton Abbey, dificilmente é um livro ruim.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Parabéns pela sua resenha, está linda! Não conhecia o livro, muito interessante pegar as "sombras" de Orgulho e Preconceito e criar algo novo. A premissa é linda, e é o estilo de livro de época que gosto, mais clássico. Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  10. Olá linda,

    Comecei a me apaixonar pela escrita de Austen com o livro Razão e Sensibilidade e quando li Orgulho e Preconceito percebi que tinha conhecido uma amiga através dos enredos e em pouco tempo li todas as obras da autora.

    Esse livro deve ser maravilhoso, já que dar vida as "sombras" que rondam a história dos Bennet.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Achei a premissa interessante e tenho certeza que toda esta atmosfera que ronda a história de Jane deve ser um prato cheio para fãs de Orgulho e Preconceito e para quem tem curiosidade de ler como eu. Deve ter cenas bem interessantes por ter um narrador diferente do que estamos acostumados, aquele que observa tudo, que neste caso, são os empregados. Gostei da dica.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Não conhecia a obra mas adorei a premissa, me lembrou muito as clássicas histórias da Jane Austen e por isso fiquei curiosa para dar uma chance ao livro. A trama também parece ser muito bem ambientada o que me instiga. Adorei sua resenha e espero ler em breve.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  13. Arrepiei com a sinopse desse livro. Ainda não conhecia essa publicação da Companhia das Letras, mas fiquei encantada com o enredo do livro e com certeza vou colocar na minha lista de leitura.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Nina, tudo bem?
    Sou doida para ler este livro. Ele já se encontra aqui na minha humilde listinha. Mas, esta é a primeira resenha que leio e consegui entender realmente ao que o livro se propõe. Fiquei mais ansiosa ainda pela leitura.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi
    nem conhecia o livro, gosto desse tipo de livro e chamou minha atenção, mas ainda nem li Orgulho e preconceito e achei legal a ideia de um livro com os empregados deles.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...