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A Pérola que Rompeu a Concha – Uma história que vale por duas



Título Original: The Pearl that Broke It Shell
Autor: Nadia Hashimi
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Páginas: 448
Nota: 5/5

Sinopse: Filhas de um viciado em ópio, Rahima e suas irmãs raramente saem de casa ou vão à escola em meio ao governo opressor do Talibã. Sua única esperança é o antigo costume afegão do bacha posh, que permite à jovem Rahima vestir-se e ser tratada como um garoto até chegar à puberdade, ao período de se casar. Como menino, ela poderá frequentar a escola, ir ao mercado, correr pelas ruas e até sustentar a casa, experimentando um tipo de liberdade antes inimaginável e que vai transformá-la para sempre. Contudo, Rahima não é a primeira mulher da família a adotar esse costume tão singular. Um século antes, sua trisavó Shekiba, que ficou órfã devido a uma epidemia de cólera, salvou-se e construiu uma nova vida de maneira semelhante. A mudança deu início a uma jornada que a levou de uma existência de privações em uma vila rural à opulência do palácio do rei, na efervescente metrópole de Cabul. A pérola que rompeu a concha entrelaça as histórias dessas duas mulheres extraordinárias que, apesar de separadas pelo tempo e pela distância, compartilham a coragem e vão em busca dos mesmos sonhos. Uma comovente narrativa sobre impotência, destino e a busca pela liberdade de controlar os próprios caminhos.


À primeira vista, é livro enorme, triste e pesado como um soco no estômago que possui uma enorme carga dramática. Parece uma leitura difícil, não? Só parece, o estilo de Nadia Hashimi envolve tanto o leitor e a personalidade das protagonistas é tão marcante que você deve devorá-lo em pouco tempo.

A realidade do Afeganistão não é nenhuma novidade em termos literário, o Regime dos Talibãs que chegou ao poder com ajuda dos EUA, conforme mostrado em Rambo 3 (1990), ganhou notoriedade após o 11 de Setembro, quando os antigos aliados se tornaram inimigos e os podres do regime tem sido denunciados em diversos livros, com destaque os de Khaled Hosseini (“O Caçador de Pipas”, “A Cidade do Sol”) e a triologia "The Breadwinner" (no Brasil, "A Outra face") da escritora canadense Deborah Ellis.

Alias essa triologia parte da mesma premissa que “A Pérola que Rompeu a Concha”, devido ao fato de mulheres não poderem sair na rua sem a presença de um parente do sexo masculino, Parvana (a protagonista de “A Outra Face”) assim como Rahima e sua trisavó Shekiba (“A Pérola que rompeu a Concha”) precisam se fantasiar de homem e viver como meninos para poderem sair a rua até mesmo trabalhar para poderem sustentar suas famílias, e fazer coisas mais banais como ir à um mercado.

Mas, calma leitor, o livro não é uma cópia da obra de Ellis, na verdade o estilo nem é parecido! Devido à grande dificuldade que as mulheres daquele país encontram por não poderem viver sem um homem ao lado, esse é um costume tão comum por lá que já recebeu até um nome bacha posh, acusar o livro de Nadia Hasimi de plágio por retratar o mesmo caso é a mesma coisa que achar que “Dom Casmurro”, ou qualquer outra obra que aborde infidelidade, é plágio de “O Primo Basílio” só porque nos dois falam de adultério.

Mas, vamos ao que interessa, o livro é fascinante, a força e resiliência das protagonistas é emocionante e inspiradora, as descrições são lindas e nos fazem querer conhecer o país (pelo menos eu tive vontade) e a edição da Arqueiro está linda.

Dizem que a história é cíclica, por mais que as coisas mudem ela acaba se repetindo e ao ver o que acontece com Rahima, apesar de todas as diferenças e mudanças na cultura que aconteceram no país em 100 anos, acaba sendo quase o mesmo que sua ancestral viveu, essa impressão fica mais forte.

Enfim, é um livro que merece não apenas ser lido, mas absorvido e debatido e que a força dessas mulheres afegãs que, contra todas expectativas e desmandos, não seja esquecida nunca.

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