Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
16

Westworld está a altura de Game of Thrones?


Westworld estreou em outubro com uma missão complicada, promovida como a sucessora de Game of Thrones, o maior sucesso de HBO e considerada por muitos como a melhor série de televisão de todos os tempos, esse título pode ser exagerado, mas o sucesso de GoT é inegável. Então, após assistir os primeiros episódios analisamos a nova produção para vermos se ela poderá cumprir essa difícil missão.



Para quem não conhece, Westworld é uma série de televisão americana de ficção científica, thriller e ação criada por Jonathan Nolan e Lisa Joy, baseada em um filme com o mesmo nome de 1973.

A história da série se passa no parque de Westworld, um parque temático ambientado no Velho Oeste mas tecnologicamente avançado, completamente preenchido por androides sintéticos apelidados de "anfitriões", que atendem os desejos dos ricos visitantes do parque, apelidados de "recém-chegados" (pelos anfitriões e "hóspedes", pela gerência do parque), que podem fazer o que quiserem dentro do parque, sem seguirem regras ou leis e sem medo de retaliação por parte dos anfitriões.

Visão do Parque


Esses anfitriões tem a memória apagada no final do dia para não se lembrarem do que sofreram e possa sempre seguir a sua programação, como no filme O Feitiço do Tempo, eles vivem sempre o mesmo dia. Um dia, aparentemente depois de uma atualização que deu erro, esses anfitriões começam a se lembrar de suas "vidas passadas" e do que sempre acontece com eles, e com isso podem se rebelar e colocar em risco não apenas os hóspedes, mas todo o parque.

Por este pequeno resumo já é possível se ter uma ideia de como é a série e as implicações morais que o enredo envolve, por isso não falaremos do desenrolar da trama e nem das diversas hipóteses que já apareceram, vamos nos focar em nosso questionamento: a série honra o legado de sua antecessora? Ainda é cedo para se ter uma ideia global, mas já dá para perceber que ela é inferior à GoT em alguns aspectos: A história é muito mais limitada, por mais que sua trama seja trabalhada e mesmo que haja centenas de personagens e dezenas de plots, a história gira sempre em torno do mesmo espaço (o parque), tem um único ambiente (um deserto artificial árido) e mesmo que os personagens saiam do parque é pouco provável que o destino no mundo inteiro seja interferido por sua fuga, no máximo criariam um conflito que atingiria os EUA inteiros (o que já é difícil de acreditar).

Já em Game of Thrones, há muito mais enredo, além da guerra dos 7 Reinos de Westeros e suas repercussões (que por se tratar de um país inteiro, já envolve muito mais personagens e ambientes que um parque por maior que seja), há também o problema com os Selvagens, os Walkers e o Corvo de um olho só no extremo norte, a história de Daenerys Targaryan e os vários povos que ela encontra, as tramas do Reino das Flores, Bravos e os homens sem rostos... Ou seja, envolve literalmente um mundo inteiro, o que com certeza rende muito mais histórias em todos os tipos de ambiente. Além da maior complexidade tempo-espacial narrativa e de personagens, a mitologia de GoT ganha também no número de criaturas extraordinárias, os androides humanos de WW são interessantes sim, mas fora os seres humanos reais são as únicas criaturas desse novo universo (pelo menos até agora), é pouco provável que vá aparecer algum dragão lá, ou que uma pessoa saia viva das chamas depois de chocar 3 ovos de dragão, também não creio que apareceram mortos vivos, sacerdotes capazes de ressuscitar humanos mortos, e toda a magia encontrada na série anterior.

Momento difícil de igualar


Com todos esses elementos a mais, foi fácil para GoT manter o enredo interessante por 7 temporadas e mesmo com muitas mortes, apresentar personagens interessantes sem parecer apelação. A história de WW é interessante, mas com 5 episódios eu já estou começando a achar arrastada, os fatos estão ficando previsíveis e não sei como farão para prender a atenção dos telespectadores por mais de uma temporada.

A nova série é muito boa, é verdade, mas acho que seria mais bem executada se fosse uma minissérie com no máximo 10 episódios daria para apresentar toda a mitologia sem enrolação e deixar um gostinho de quero mais. Tomara que esteja enganado, mas está parecendo que ela vai ser uma série boazinha mas que não segurará a barra de fazer jus ao sucesso de sua antecessora.

16 comentários:

  1. Olá,

    Tenho muito interesse em assistir GoT, porque falam horrores sobre essa série, mas no momento não estou disposta a dedicar uma hora por episódio, pois assisto muitas séries. Ainda não tinha ouvido falar nessa outra série, então não posso opinar muito sobre seu post, quem sabe depois eu não volte para falarmos sobre né.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olha tenho qie concordar com você,e u sou muito fã de GOT, e quando lançou WW assisti a estreia. E sinceramente parou por aí. Não consigo ver uma serie me prendendo nos termos que você resaltou. Acho que para "derrubar" GOT vai ter que ser muito foda e criativo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou meio desanimada com séries ultimamente, mas dei uma olhada em WW por causa do Santoro mesmo, mas não me fez mt a cabeça. Comparar com GOT é meio precipitado, até porque acabou de começar... rs Acho que só vai surgir alguma série capaz de bater GOT depois que ela acabar, enquanto ela estiver rolando, dificilmente alguém vai chegar aos pés deles.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu assisti ao piloto de Westworld e gostei bastante, mas nunca se compara com Game Of Thrones. Acho que nessa a HBO pecou muito em vende como a sucessora de GOT, já que, assim como você, não acho que tenha temática para se sustentar tão bem que nem a antecessora. Mas vou continuar acompanhando, porque mesmo assim é bem divertida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Eu sou uma grando fã de Game of Thrones e venho acompanhando a serie há alguns anos. Ainda não tive a oportunidade de assistir Westworld, mas tenho escutado muita coisa boa sobre, mas todos concordam com vc, ele não tem muita coisa para ser uma sucessora de GOT. Eu quero entrar nessa serie sem muita expectativa, como muitos estão entrando. Espero que eu goste.
    Eu adorei o post, esclareceu muitas duvidas minhas, obrigado!
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  6. Oie!!
    Eu tenho até vergonha de dizer isso, mas eu nunca assisti nem uma, nem outra série... acredita?
    Eu pretendo assistir em breve GOT, mas falando sinceramente, acho que vai ser muito muito muito dificil alguma serie superar o sucesso de GOT

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu realmente nao assisti nenhum dos dois, got eu tentei assisti mas acabei comprando os livros e desisti, fiquei apaixonada pela sua postagem, bastante criativa <3
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá! Assisti os dois primeiros capítulos de Westworld, a premissa é até interessante, mas o desenrolar da história não ficou tão atraente. É como você disse, pode ser por ter um mundo mais restrito e GOT ter uma trama bem maior que atinge mais mundos. Abraços.

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem? É a primeira vez que leio sobre W W. Não conhecia! Parece ser interessante, mas sinceramente não sei se faz muito meu estilo. Gosto de GOT, apesar de não estar acompanhando. Seu post ficou ótimo! Adorei :)
    Beeijos

    ResponderExcluir
  10. Fiquei interessada na que irá ocupar o lugar de GOT, para ser sincera nunca gostei muito de GOT, nem conseguia me prender por muito tempo... É estranho, eu sei, mas não sei o que é que não me conquistou, foram poucas coisas que eu gostei.

    ResponderExcluir
  11. Nunca assisti nenhum episódio de Game of thrones e nem sabia que tinham uma aposta como sucessora. Realmente as possibilidades parecem muito mais limitadas, acho que esse tipo de enredo se encaixaria melhor mesmo numa minissérie. De qualquer maneira, curti a premissa e vou querer assistir.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Infelizmente não tenho o hábito de acompanhar séries, então não assisti a nenhuma das duas tornando difícil expressar qualquer opinião sobre.
    Mas com certeza é inegável o sucesso de GoT. Meu irmão adora!
    A premissa de ambos é bem interessante e torço para que WestWorld consiga cumprir o papel muito bem.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Confesso que não tenho muito interesse em assistir GoT mas adoro quando as pessoas falam com o coração sobre ela. Amei o post!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Alessandro, tudo bem?
    Pelo o que descreveu, não tem nem como as duas séries serem comparadas, por isso seria um erro de marketing muito grande, em minha opinião, eles apontarem e divulgarem essa série como sucessora. Concordo com o que disse, se fosse apenas uma minissérie com capítulos definidos teria maior êxito. Gostei do enredo, fiquei curiosa sobre o motivo de eles estarem apagando a memória dos visitantes. Sua crítica ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá! GoT é sem sombra de dúvidas a melhor série do gênero, mas não tinha ouvido falar desse seriado, vou aproveitar pra assistir e tirar minhas próprias conclusões. Parece ser boa. Uma dica para assistir no final de semana.

    ResponderExcluir
  16. Após um capítulo surpreendente e repleto de revelações, Westworld retornou esta noite na HBO pisando no freio e quebrando o ritmo crescente da atual temporada, que ainda assim continua muito boa. As series são os meus passatempos preferidos já que existem produções de diferentes temas. Estive procurando novas series que fossem sair recentemente e a nova temporada de Sr. Ávila é a que mais chamou a minha atenção. Sem dúvida, é uma das melhores series HBO de drama, esta temporada vai ser um êxito, pelo o que li que o elenco esta confirmado por atores que são muito profissionais. É das melhores que já vi, a história é levada de uma forma perfeita porque mantém o espectador sempre interessado, é uma excelente opção para ver. Já conto os dias para a data de estréia!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...