Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
12

Mentirosos: Acerte a teoria ou surpreenda-se

Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Páginas: 272
Nota: 4,8/5
Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.
Está aí um livro que me surpreendeu, pois estava muito receosa de lê-lo, porque ouvi algumas críticas negativas falando que o livro é arrastado até a metade. Ainda bem que não dei ouvidos a essas críticas e decidi, por causa da sinopse, me aventurar na leitura.

O livro é uma obra de mistério, Candence é uma menina que sofreu um acidente cercado de segredos, esse evento a deixou com severas dores de cabeça e ninguém toca no assunto, principalmente porque é uma Sinclair, e eles são aquele tipo de família que odeia perdedores, onde qualquer tipo de fraqueza é varrida para baixo do tapete.

A meu ver o relacionamento da família é um dos pontos mais interessantes da obra, já está na sinopse que eles estão em decadência e custam a acreditar, mas essa percepção vem aos poucos durante a leitura e terminamos entendendo o quanto as filhas são mesquinhas e manipuladas pelo patriarca da família.

Claro que as pistas do que aconteceu são reveladas aos poucos durante o livro, esse mistério me fez criar as mais variadas teorias, confesso que no fim errei feio, e como sou uma pessoa com coração de pedra me surpreendi com lágrimas nos olhos no final da leitura.

Portanto eu gostei muito livro, acredito que as pessoas que o criticaram não gostaram da narrativa por ser não convencional, possui muitas metáforas e uma narração psicológica da protagonista.

Não entrei em detalhes sobre a história, pois ler no "escuro" é muito mais proveitoso. Recomendo a leitura, é um livro curto e emocionante.  

Nota 4,5/5

12 comentários:

  1. Olá!
    Tenho MUITA curiosidade de ler esse livro, mas adio a leitura, justamente, por todas as opiniões negativas que já li. Confesso que acho que você pode estar certa em dizer que as pessoas não gostaram por não ser convencional, pois não parece.
    Como sou boa em desvendar mistérios, fico me perguntando se eu acertaria.
    Dica anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina, tudo bem?
    Eu tenho imensa curiosidade de ler este livro, mas sempre que vou comprar livros novos, não sei o motivo, ele acaba ficando esquecido. kkk
    Gostei muito da sua resenha. Foi um ponto de vista bem diferente da maioria das resenhas que tinha lido.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Já vi a cara desse livro por aí, mas te confesso que a sinopse nunca me chamou a tenção. Contudo, sua resenha aguçou (e muito) a minha curiosidade. Taí, fiquei com a pulga atrás da orelha, já coloquei na lista de desejados.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu tenho muita vontade de ler esse livro, por ser um suspense que tem esses misterios e segredos que só instigam a minha curiosidade e a sua resenha só me deixou mais curiosa, já que não revelou muito para , acho eu, incentivar a leitura, e comigo isso deu certo, vou correr e ler esse livro, pois ele está na fila há tempos, mas ia protelando, mas agora vou lê-lo. Amei a resenha.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Ah, vai! Como as pessoas podem não gostar de ler um livro com essa premissa tão interessante, cheia de mistério, só por causa de análises psicológicas do personagens e por ter muitas metáfora? Gente... precisa ser sempre literal, dar tudo mastigado? Eu sou luca pra ler o livro, mas ainda não tive 'tempo' financeiro pra comprá-lo... Espero que isso não dure pra sempre! rsrs... XD beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oi! Tenho muita vontade de ler esse livro, ainda mais depois da sua resenha. Eu gosto muito desse tipo de narrativa com metáforas e isso não seria problema para mim. Gostei da maneira como você escreveu, sem entregar demais da história, também acho que ler no escuroé muito melhor.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. OI, Boo
    eu ainda não li esse livro, mas foi bom vc não ter dado ouvidos as resenha negativas e se aventurou.
    Também sou péssima para descobrir algo e acertar kkk erramos feio rs
    Parabéns pela resenha, quero ler para terminar com lágrimas no olhos também.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Boo!!
    Eu sempre quis ler esse livro, mas ainda não surgiu oprtunidade.
    Acho que iria gostar da leitura, pois amo suspense, fiquei curiosa em saber como te surpreendeu o final e os segredos revelados.
    E adoro livros com metaforas, aliás amo inventá-las e tacar nos meus textos também heheheh.
    Beijos e até mais

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Faz tempo que tenho curiosidade sobre esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de adquiri-lo para ler, quem sabe futuramente?

    Também li muitas criticas negativas e confesso que ler a sua que é positiva foi muito bom, estou muito curiosa para saber qual é o mistério que envolve, de fato, essa história. Quanto ao patriarca, bem, deve ser complicado.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, adoro livros que fazem com que o leitor vire o cérebro de ponta cabeça para descobrir o mistério do desfecho...estou ansiosa por essa leitura. Adorei a resenha, parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha!
    Fiquei bastante curiosa para ler.

    www.sramaia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha Nina!
    Essa é minha próxima leitura e quando eu vi sua resenha corri para ler para confirmar se era bom.
    Ansiosa agora rs

    www.fabulonica.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...